Postado por - Newton Duarte

'Toma lá, dá cá': Clubes que cedem estádios e CT's receberão 1000 ingressos da Copa

Em troca de estádios e CTs, cerca de 1 mil ingressos da Copa ficam com clubes

Reprodução de documento encaminhado pelo COL em março

O técnico da Rússia, Fabio Capello (à esq.), durante visita ao CT de Cotia, do São Paulo

A partir da próxima quarta-feira, os clubes passam a chave em definitivo de seus estádios e CTs para o período exclusivo-Fifa nos locais que receberão jogos e treinos das seleções durante a Copa. A conta sobrou também para entidade: além de incentivo financeiro para reformas, ela facilitou a compra de ingressos para os representantes dos times em suas sedes. Ao todo, 850 entradas foram disponibilizadas somente entre as equipes da Série A.

O número supera a marca de 1 mil considerando os membros de outras divisões.

Os bilhetes foram colocados à disposição dos dirigentes ainda em março em um regime descrito como diferenciado do público geral, que teve de submeter até mesmo a sorteio para assegurar o seu lugar nas partidas.

O ESPN.com.br obteve cópia do ofício enviado pelo gerente geral de competição e serviço do COL (Comitê Organizador Local), Frederico Nantes.

No documento, ele ressalta que a vantagem oferecida foi "fruto de uma negociação árdua com os entes envolvidos, tendo em vista o recorde de procura por ingresso registrado para essa edição da Copa do Mundo". Cada clube terá direito à compra de dez entradas por jogo em sua sede, não existindo qualquer restrição em torno de seu destino depois do pagamento.

O privilégio foi encaminhado a todas as 12 sedes do Mundial, incluindo os proprietários de estádios, COTs (campos oficiais de treinamentos) e CTs (centros de treinamentos de seleções).

O mesmo aconteceu, conforme mostrado anteriormente pela reportagem, em negociação paralela proporcionada pela CBF aos seus parceiros e suas filiadas através de uma carga de 700 ingressos. Dentre os pedidos, houve gastos por parte de federações como a pernambucana que se aproximaram da cifra de R$ 100 mil em compras. A Fifa confirma a prática como uma forma de assegurar a presença da "comunidade do futebol".

No caso dos clubes da Série A, como o Rio de Janeiro será a sede com o maior número de partidas - sete, no total -, Flamengo e Botafogo acabaram sendo os maiores beneficiados, com 70 entradas, cada. O Vasco, atualmente na segunda divisão, tem direito ao mesmo número por ter tido o São Januário escolhido como COT.

Participe e ganhe:

Leia o regulamento e cadastre-se no #UTBnaCOPAenoCORAÇÃOe participe do maior ‘JABÁ’ que o Futebol Baiano já viu

A princípio, os estádios da Copa seriam todos eles entregues até a próxima quinta-feira, porém, um pedido feito pela Fifa, preocupada com a necessidade de mais um evento-teste em Itaquera, ‘favoreceu' o Corinthians e ele poderá receber o Cruzeiro em sua nova casa, no próximo dia 29. A concessão gerou o incômodo de outras equipes, que travaram uma briga árdua nos bastidores para não serem prejudicadas com a perda de seus mandos.

O acordo para o repasse de seus palcos foi firmado ainda em 2011, no entanto.

A situação se repete com os CTs, mas, neste caso, a Fifa suavizou o seu rigor com os prazos para assumir os locais e o Atlético-PR, por exemplo, deixará o CT do Caju para a chegada da atual campeã Espanha apenas no dia 30.

Procurado pela reportagem, o COL se manifestou através de nota oficial.

"O Comitê Organizador Local (COL) ofereceu a possibilidade de compra de ingressos para os proprietários das instalações esportivas oficiais que receberão as seleções nas 12 sedes da Copa do Mundo da FIFA. A quantidade varia de acordo com a disponibilidade de ingressos para cada partida", disse.

Reprodução de documento encaminhado pelo COL em março


Nota Luis Peres @BahiaClub: Os cambistas incrustados nas administrações de alguns clubes devem estar saltitantes e gastando por conta.


Fonte: Marcus Alves, do ESPN

Foto: Divulgação

Imagem: ESPN