Postado por - Newton Duarte

Pelas quartas, Copa América recomeça com Chile x Uruguai

Visitante indigesto! Chile pega o Uruguai, a seleção 'estraga-prazeres'

Celeste despachou três das últimas cinco seleções que sediaram o torneio. Sempre nas quartas

O Chile vem embalado na Copa América, de uma goleada contra a Bolívia por 5 a 0, e o apoio forte da torcida em Santiago, que vai receber o jogo nesta quarta-feira no Estádio Nacional. Mas terá pela frente o Uruguai, um rival que tem um hábito bem "mal educado". Gosta de eliminar os donos da casa. De 1999 para cá, cruzou três vezes contra os anfitriões, sempre nas quartas de final, assim como agora, e saiu classificado.

Em 1999 a vítima foi o Paraguai de Arce, Gamarra, Enciso e do então jovem Roque Santa Cruz. Após empate em 1 a 1 no tempo normal, o jogo foi para os pênalti e a Celeste venceu por 5 a 3. Nas edições seguintes, em 2001 e 2004, o Uruguai não passou pelos donos da casa, na Colômbia e no Peru, respectivamente.

Uruguai joga novamente nas quartas contra os donos da casa (Foto: AFP)

Já em 2007 a Celeste acabou eliminando a Venezuela em San Cristóbal. Desta vez sem o mesmo drama de 1999. Na verdade, só um pouco. Forlán foi o destaque do jogo e abriu o placar no primeiro tempo. Arango empatou, e a Celeste só construiu a goleada na etapa final. Acabou vencendo por 4 a 1. O ex-jogador do Internacional ainda deixou outro.

Na edição passada despachou a Argentina em uma partida histórica. A Albiceleste tinha em campo um quarteto ofensivo de respeito, com Di María, Messi, Agüero e Higuaín. Do outro lado, Suárez e Forlán comandavam o time. O jogo foi para os pênaltis e a Celeste passou. Tevez, que tinha entrado no segundo tempo, perdeu o pênalti durante a disputa final. Em todas essas vezes que a equipe tirou a sede, só nessa foi campeã.

Chile joga em casa pelo título inédito (Foto:Rodrigo Aranguana/AFP)

Por outro lado, enquanto a Celeste é a maior campeã da Copa América, o Chile busca o título inédito. E seria ainda dentro de casa. O que não acontece, aliás, desde 2001. A última seleção a vencer o torneio em seu próprio país foi a Colômbia.

Chile

x

Uruguai

Copa América – Quartas-de-Final

Local: Santiago (CHI)

Estádio: Estádio Nacional

Dia: Quarta-feira

Data: 24 de junho de 2015

Horário: 20h30 (Brasília)

ARBITRAGEM

Árbitro

Sandro Meira Ricci (BRA)

Árbitro Assistente 1

Emerson de Carvalho (BRA)

Árbitro Assistente 2

Fábio Pereira (BRA)

ESCALAÇÕES

Chile

Bravo, Isla, Medel, Jara e Beausejour (Mena); Díaz, Aránguiz, Vidal e Valdivia; Vargas e Sánchez.

Técnico: Jorge Sampaoli

Uruguai

Muslera, Maxi Pereira, Giménez, Godín e Fucile; Arévalo Ríos, Sánchez, González e Abel Hernández; Rolán e Cavani

Técnico: Óscar Tabárez