Torcidabahia
Uma grande torcida, merece um grande site

Pequenos negócios, grandes migalhas

6

Brasileiros movimentam R$ 600 milhões na janela, mas clubes do Brasil só ficam com migalhas

Firmino, Danilo e Douglas Costa movimentaram quase 100 milhões de euros; Brasil não viu cor do dinheiro

Firmino, Danilo e Douglas Costa movimentaram quase 100 milhões de euros; Brasil não viu cor do dinheiro – Reprodução

O Brasil mais uma vez vem sendo um dos grandes protagonistas do Mercado da Bola. Já são três jogadores entre os dez mais caros da janela de transferência e quase R$ 600 milhões movimentados. Mas nada disso deve melhorar o nível do futebol jogado aqui. Até porque apenas migalhas de todo esse dinheiro devem acabar em terras tupiniquins.

O grande problema é que a maior parte das transferências acontece entre dois clubes europeus. Dos 172 milhões de euros movimentados até agora por jogadores brasileiros, apenas 15,7 milhões (cerca de RS 54,25 milhões) envolveram um time daqui. E isso sem considerar ainda que boa parte desta migalha ainda acaba nas mãos de empresários.

Até agora, 21 atletas verde-amarelos foram negociados nesta janela internacional em transações que movimentaram dinheiro. Seis saíram de clubes brasileiros.

O jogador mais caro que deixou o Brasil neste mercado foi Nathan, que trocou o Atlético-PR pelo Chelsea por 4,5 milhões de euros. Na lista de transferências de brasileiros, porém, ele é apenas o nono mais caro. Além dele, Paulo Miranda e Denílson (São Paulo), Petros e Matheus Cassini (Corinthians) e Joelinton (Sport) saíram daqui.

No topo de cima do ranking de transferências, três brasileiros custaram mais de 30 milhões de euros: Danilo (trocou o Porto pelo Real por 31,5 milhões), Roberto Firmino (deixou o Hoffenheim para atuar no Liverpool por 30,85 mi) e Douglas Costa (acaba de ir ao Bayern, proveniente do Shakhtar, por exatos 30 milhões).

Há ainda que considerar que mesmo nas transações entre clubes europeus, os times brasileiros levam algum valor pela formação do atleta. Mas, de novo, esse valor não passa de migalhas.

Comentários
Carregando...