Postado por - Newton Duarte

'Positivo e operante': Jean retorna da Seleção, elogia Douglas Pires e se coloca à disposição

Jean retorna da Seleção, elogia Douglas Pires e se coloca à disposição

Goleiro retorna ao Bahia após ficar com o segundo lugar na Copa do Mundo Sub-20 com a Seleção Brasileira. Ele briga pela posição de titular com Douglas Pires

Jean participou do Mundial Sub-20 como titular da Seleção Brasileira (Foto: Gettyimages)

No início de 2015, Jean era apenas uma promessa das categorias de base. Goleiro titular dos juniores, estava no fim da fila para assumir a camisa 1 do time profissional. O tempo passou, oportunidades apareceram e o jovem atleta assumiu a titularidade no Tricolor. A ascensão relâmpago o credenciou a disputar o Mundial Sub-20 com a Seleção Brasileira. Crescimento superlativo para um jogador que tem o apelido no diminutivo.

Nesta segunda-feira, Jean se reapresentou no Fazendão. O atleta desembarcou em Salvador com a segunda colocação no Mundial Sub-20 – o Brasil perdeu a final para a Sérvia. O título não veio na bagagem, mas o atleta tem motivos para comemorar. Ganhou experiência e projeção internacional com a camisa amarela, herança que ele não pretende desprezar.

- Volto diferente. Volta um Jeanzão. Um pouco mais experiente. Foi uma experiência incrível. Jogar uma Copa do mundo dá uma experiência inexplicável. Volto mais maduro, focado, concentrado, um pouco melhor – contou Jean.

No período em que Jean esteve na Copa do Mundo, Douglas Pires assumiu a vaga de titular do Bahia e acumulou boas atuações. O retorno do jovem goleiro deixa a briga pela camisa 1 tricolor mais acirrada. Jean prefere não se envolver nas decisões sobre escalação. Repassa a responsabilidade para Sérgio Soares, que terá até sexta-feira para definir o time que encara o Luverdense no sábado, na Arena Fonte Nova, pela 9ª rodada da Série B.

- O Douglão está bem. Vai ser uma briga boa. A decisão é do Sérgio [Soares]. Quero treinar. Se vou jogar a decisão é dele. O Douglão meu pai está bem demais – disse o atleta.

Jovem goleiro volta para brigar com Douglas Pires pela vaga de titular (Foto: Divulgação/EC Bahia)

A condição física Jean garante que não será um problema. O jovem goleiro de 19 anos diz que não quer ser poupado de treinos e jogos. Férias antecipadas? Nem pensar.

- Quero folga não. Estou com saudade de vestir essa camisa, de entrar em campo pelo Bahia. Deixa as férias para dezembro, quando acabar a Série B e a gente estiver classificado para a Série A. Quero voltar logo. Se puder, amanhã já quero treinar. (...) Estou prontíssimo. Estou morrendo de saudade de entrar em campo, ver a torcida do Bahia. Estava jogando, não estava parado, estou em forma. Quero bastante, mas a decisão é dele [Sérgio Soares]. Se quiser, estou aí – afirmou.

Confira outros temas abordados por Jean na entrevista:

DIFERENÇAS ENTRE SALVADOR E NOVA ZELÂNDIA

- Tá bastante calor. Calor está pegando um pouco. Lá eram 4º, 7º ou 8º. Mas estava com saudade do calor. Lá o pé ficava dormente na chuteira. Passei frio lá. O fuso horário estou tranquilo. É bastante tempo, acho que são 15h de diferença. Mas como a viagem de avião a gente não dorme direito, cheguei ontem, dormi, acordei. Acho que hoje de noite vai dá para dormir legal.

SEGUNDA COLOCAÇÃO NO MUNDIAL

- Chegar na final e perder deixa um gosto amargo, uma tristeza no coração. Fizemos uma grande campanha. Para quem estava desacreditado, fomos bem longe. Queríamos o título para coroar, fechar com chave de ouro. Não foi possível, mas acho que mostramos como o futebol brasileiro ainda é forte. Depois do 7 a 1 da Alemanha. Algumas coisas que nos deixaram tristes. Mas que faz parte do futebol. A gente via amigos próximos falando que o futebol brasileiro nunca mais seria o mesmo. A gente mostrou que na base, e no profissional também, a Seleção está se renovando. A gente viu uma cidade que foi atingida por um terremoto e estava sendo reconstruída. Nós fazemos parte da reconstrução do futebol brasileiro. Chegar até aqui foi importante para mostrar nossa força, que o futebol brasileiro ainda está vivo.

MOMENTO MARCANTE NO MUNDIAL

- Difícil. Foram momentos incríveis. Diferentes, mas incríveis. O pênalti contra Portugal foi um momento de bastante felicidade. Foi um dos jogos que mais comemorei.

VALORIZAÇÃO

- Não só eu, mas todos que estavam no grupo voltam valorizados para o clube. É uma Copa do Mundo, vista pelo mundo todo. Todos que estavam lá voltam valorizados.