Torcidabahia
Uma grande torcida, merece um grande site

Quem transmitirá Champions League em 2015?

3

O jogo mais disputado da LC é em outubro: quem transmitirá o torneio em 2015?

Roma x Real Madrid com arquibancadas vazias na Champions League 2004/05 (AP Photo/Domenico Stinellis)

A Champions League começa com o pé na porta. Borussia Dortmund e Arsenal se enfrentam logo na abertura. Um dia depois, tem Bayern de Munique x Manchester City. A fase de grupos ainda terá confrontos como Barcelona x Paris Saint-Germain, Real Madrid x Liverpool e Juventus x Atlético de Madrid. Mas o grande jogo dessa primeira metade não é nenhum desses. Ele será realizado em 15 de outubro, e envolve muito dinheiro e mistério: que emissora a cabo terá os direitos de transmitir o torneio para o Brasil a partir da temporada 2015/16.

Na TV aberta, a Globo é favorita a continuar com o torneio, e eventualmente sublicenciar para Bandeirantes e Esporte Interativo. A grande disputa é pelos direitos da TV por assinatura. No momento, eles estão com a ESPN, que repassa um jogo por rodada para o Sports+. O canal do grupo Disney tem grande interesse em renovar com o que é o maior evento de sua grade, mas a Fox Sports surge como uma concorrente forte. Tem a Copa Libertadores e foi pouco a pouco adquirindo eventos. Tirou da ESPN metade do Campeonato Inglês, todo o Italiano e também vai transmitir, a partir da próxima temporada, o Alemão e o Holandês.

Publicamente, muito pouco é falado. A Fox Sports, por exemplo, limita-se a informar, via assessoria de imprensa, que “não comenta processos de negociações de aquisição de direitos de campeonatos”. ESPN confirma que tem interesse em manter os direitos. Sportv e Sports+ não se pronunciaram.

O motivo de tanto segredo é o formato da disputa. Os interessados precisam enviar à Uefa uma proposta até 15 de outubro. A concorrência funciona com envelopes fechados, o que significa que ninguém sabe o que o adversário ofereceu. A Uefa escolhe a melhor proposta, o que não significa necessariamente a proposta de maior valor. A entidade considera também fatores como audiência dos canais, exposição e importância que o torneio terá na cobertura da emissora.

A Trivela conversou com algumas pessoas envolvidas na negociação e todos acham que nenhuma proposta foi enviada ainda. A tendência é que os interessados só o façam no último dia do prazo. É uma tática para garantir que os valores oferecidos não vazem e os prejudiquem no leilão. A resposta chega entre dois a cinco dias depois, entre 17 e 20 de outubro.

Os dados foram lançados à mesa e ainda estão rolando. Apenas no final do mês de outubro vamos descobrir se a principal competições de clubes da Europa vai continuar sendo transmitida na ESPN Brasil, se será a nova atração da Fox Sports ou se algum outro canal, correndo por fora, atropele na reta final.

Por enquanto, é ficar na expectativa.

Comentários
Carregando...