Torcidabahia
Uma grande torcida, merece um grande site

Ranking de torcidas: Nação Tricolor cresce no Nordeste

4

LANCE!-Ibope: Flamengo lidera no Nordeste, Norte e Centro-oeste

Clube de maior torcida do Brasil (16,2% dos brasileiros), o Flamengo manteve a liderança entre os torcedores de três das cinco regiões do país: Nordeste,Norte e Centro-Oeste. No Sudeste o Corinthians mantém o domínio pelo fato de o estado de São Paulo ser o mais populoso do Brasil, com 43,6 milhões de habitantes, segundo estimativa do IBGE de 2013. Já no Sul do país, os líderes são times gaúchos, com o Grêmio à frente do rival Internacional.

De acordo com a 5 pesquisa LANCE! Ibope, que contempla o Norte e o Centro-Oeste em um mesmo grupo, os rubro-negros têm 28,8% nessa parte do país, mais do dobro do clube mais próximo, o Corinthians, que atingiu 11,9%. Já no Nordeste, apesar da liderança rubro-negra, os destaquessão os times da Bahia, que subiram e ocupam posições entre as cinco maiores torcidas da região. O destaque negativo foi o Sport Recife,que caiu 1,7 ponto percentual e deixou o bloco dos Top 5.

No Sudeste, além da liderança dos corintianos, o destaque foi o Atlético-MG, que subiu 2,1 pontos percentuais e passou a figurar entre as cinco maiores da região passando o Palmeiras e o rival Cruzeiro. Com a quinta maior torcida do país, o Vasco chama a atenção por ter apenas 3,7% da preferência entre os torcedores do Sudeste, ficando empatado na sétima posição com o Santos.

Já no Sul, a briga pela liderança ficou mais acirrada entre os rivais Grêmio e Internacional, enquanto que o Atlético-PR cresceu surpreendentes quatro pontos percentuais e passou ao terceiro lugar. Essa é a única região que não tem o domínio de Corinthians ou Flamengo. Na região, as duas maiores torcidas ocupam apenas a quarta e quinta posições, respectivamente.

Na pesquisa, foram ouvidas 7.005 pessoas das cinco regiões,com uma amostra estratificada. A margem de erro é de um ponto percentual para mais e para menos.

NORDESTE

O Flamengo tem sua sede no Rio,concentrou sua popularidade a partir da cidade e nos últimos 64 anos em memoráveis jogos no Maracanã.Mas é no Nordeste que o Mais Querido concentra mais torcedores, mais até que no Sudeste, que tem quase o dobro de população. Na 5 Pesquisa LANCE!-Ibope, o Flamengo caiu um ponto percentual de popularidade, para 21,9%, mas a situação não se alterou.

O Flamengo nesta pesquisa possui 11,6 milhões de fãs no Nordeste e 10,9 milhões no Sudeste, especialmente no Rio. Na região, o Flamengo lidera com folga. O Corinthians, segundo, tem 7,5%, alta de 0,1 pontos em relação a 2010. Mas entre as torcidas locais, a ordem mudou bastante.

O Bahia, que há quatro anos estava em quinto, subiu 0,7 pontos e passou a terceiro. Já o rival Vitória subiu da oitava para a quinta posição ao subir 0,5 pontos e atingir 4,8%o, 0,2 ponto atrás do São Paulo que caiu 1,1 pontos em relação a 2010. Na sequência vêm dois clubes de Pernambuco. O Sport foi perdeu 1,7 pontos percentuais da preferência e, com 4,5%, caiu do terceiro para o sexto lugar. Logo atrás está o Santa Cruz, com 4%.

Uma tendência confirmada pelo levantamento é a queda de torcida dos times cariocas. Flamengo e Vasco, que tiveram quedas de 1 e 0,7 pontos percentuais,  têm na região grande parcela de suas torcidas. Entretanto, seus índices têm caído desde 2004, nos estados de BA, PE e CE, pois seu Estadual não é mais transmitidos para lá. Nos demais estados, a popularidade é maior.

NORTE E CENTRO-OESTE

Das cinco regiões brasileiras, as duas menos populosas e com menor desenvolvimento no futebol são a Norte e a Centro-Oeste. Tirando o Goiás, nenhuma outro clube da região consegue uma permanência estável nem que seja na Série B do Brasileiro. Sejam clubes mais tradicionais como Paysandu, ou menos, como Atlético-GO, nenhum clube se compara ao Goiás em relevância.

A falta de clubes fortes ajuda o Flamengo ter nessas regiões um domínio recorde. O clube recebeu 28,8% da preferência entre os torcedores dessas regiões, que são agrupadas pela 5 Pesquisa LANCE! Ibope. O índice é maior do que no Nordeste, mas o total de torcedores é menor.

O índice obtido pelo clube carioca foi o mesmo atingido há quatro anos, na última edição do estudo. Segundo colocado, o Corinthians aumentou 0,2 ponto percentual sua participação nas regiões e chegou a 11,9% da preferência, enquanto o Vasco ficou subiu 0,6 ponto e subiu para o terceiro lugar, agora com 6,4%.

O destaque negativo foi o São Paulo. O Tricolor paulista caiu três pontos percentuais nos últimos quatro anos e caiu da terceira para a quarta posição com 5,7%. O Palmeiras completa os cinco primei ros lugares com 5,3% e alta de 0,6 ponto percentual.  Além destes clubes, apenas Fluminense (1,9%), Botafogo (1,7%) e Santos (1,5%) aparecem com mais de 1% da preferência entre os torcedores destas regiões. Para o cálculo destes índices foram entrevistadas 1.097 pessoas.

Comentários