Torcidabahia
Uma grande torcida, merece um grande site

Saiba mais sobre o Liverpool-URU, primeiro adversário do Bahia na Sul-Americana

Clube foi fundado em 1915 e tem como principais conquistas os títulos da segunda divisão do Uruguai em 1966, 1987 e 2002

Liverpool-URU, adversário do Bahia na Copa Sul-Americana (Foto: Divulgação/Liverpool-URU)
48

Nesta segunda-feira (17), o Bahia conheceu o seu primeiro adversário na Copa Sul-Americana 2019. O sorteio da competição continental definiu o Liverpool-URU como a equipe que irá enfrentar o Tricolor na primeira fase do torneio. O jogo de ida acontece no dia 7 de fevereiro, na Arena Fonte Nova.

O Liverpool-URU foi fundado em 1915 e batizado em homenagem à equipe inglesa, que realizou uma excursão a Montevidéu naquela época. Porém, existe outra teoria para o nome da equipe: um dos fundadores do clube teria pego um globo terrestre e olhou fixamente no ponto que representava a cidade de Liverpool, e recordou que a cidade tinha o porto mais importante da Inglaterra, que recebia muitos navios que se destinavam à capital do Uruguai. Com isso, esta associação pode ter influenciado no nome do time.

O Liverpool-URU tem como cores o azul e o preto, por conta do Titã e da Liga da Constituição, times uruguaios famosos no início do século passado. Por causa disso, o time é conhecido como Negriazules.

Para a primeira partida da história da equipe, foi necessário comprar uniformes em Buenos Aires, capital da Argentina, porque não havia este tipo de material esportivo no Uruguai.

O uniforme principal do Liverpool-URU tem camisa azul com listras verticais pretas, além de short e meiões pretos. O segundo uniforme tem camisa branca com detalhes em azul e preto, short e meiões brancos.

O estádio da equipe se chama Belvedere, fica localizado na capital Montevidéu e tem capacidade aproximada de 8.500 pessoas. O treinador da equipe é Paulo Pezzolano, ex-jogador que chegou a atuar no Athletico-PR e que está no seu primeiro trabalho como técnico.

O clube terminou a temporada no quinto lugar do Torneio Clausura. Em 15 jogos, foram 23 pontos conquistados. O jovem zagueiro Sebástian Cáceres, de 19 anos, foi escolhido para a seleção do Campeonato Uruguaio.

O Liverpool-URU vai disputar, nesta Copa Sul-Americana de 2019, sua quinta competição internacional. A equipe jogou uma vez a Libertadores, em 2011, mas foi eliminado pelo Grêmio ainda na fase preliminar.

A equipe disputou a Copa Sul-Americana em três ocasiões. Em 2009, foi eliminado ainda na primeira fase pelo Cienciano, do Peru. Em 2012, foi eliminado nas oitavas de final para o Independiente, da Argentina. Em 2017, caiu ainda na primeira fase, sendo eliminado pelo Fluminense.

O Liverpool-URU tem como principais conquistas os títulos da segunda divisão do Uruguai em 1966, 1987 e 2002.

Este será o segundo clube uruguaio a enfrentar o Bahia numa Copa Sul-Americana. Em 2018, o Tricolor enfrentou o Cerro na segunda fase da competição e eliminou o adversário vencendo por 2 a 0 em Pituaçu e empatando em 1 a 1 em Montevidéu.

Comentários
Carregando...