Torcidabahia
Uma grande torcida, merece um grande site

Seleção Sub-20 tem crias de Neymar, filho brigado com pai e joia de Van Gaal

17

Brasil sub-20 tem crias de Neymar, filho brigado com pai e joia de Van Gaal

Danilo (abaixo) pertence ao agente mais poderoso do futebol mundial

Danilo (abaixo) pertence ao agente mais poderoso do futebol mundial – Ross Setford/AP

Acostumada a finais do Mundial sub-20, a seleção brasileira jogará a decisão pela nona vez no próximo sábado (2h da manhã de Brasília), contra a Sérvia, em Auckland. Mas, ao chegar à Nova Zelândia para a disputa do torneio, essa parecia uma previsão difícil de se concretizar.

A troca de Alexandre Gallo por Rogério Micale às vésperas da competição foi positiva para o ambiente e para a equipe, que se uniu em torno do fato para chegar à decisão com momentos de dificuldades, mas proposta de bom futebol acima de qualquer coisa. Passou, ainda assim, sem sofrer nenhum gol no mata-mata.

Entre os integrantes da delegação que tenta o sexto título do Mundial sub-20 para o Brasil, marca que só a Argentina possui, há histórias curiosas, pouco conhecidas e que, acima de tudo, demonstram a ascensão de praticamente todos os convocados no cenário internacional. Confira:

Zagueiro na mira do Barcelona

Entre os principais defensores do Mundial sub-20, Marlon teve opção de compra negociada recentemente pelo Fluminense para o Barcelona.  Como o Barça está proibido de contratar jogadores até dezembro, recorre a esse expediente para não ficar 100% para trás no mercado. O meia Gerson e o atacante Kenedy, ambos do Flu, também entraram no mesmo pacote.

Capitão pertence ao maior agente do mundo

Então no Vasco, Danilo tinha tudo certo com o Liverpool-ING quando a venda foi atravessada por Jorge Mendes. Comprado pelo fundo de investimentos liderado pelo agente português, o volante teve destaque no Braga-POR e deve pintar em clube maior. Campeão sul-americano sub-15 em 2011, ele também jogou o Mundial sub-17 em 2013. Na sub-20, é o capitão.

Reserva da seleção sub-20 já encantou Van Gaal

Andreas Pereira assina novo contrato ao lado de Van Gaal – Divulgação

Campeão inglês sub-21 pelo Manchester United, o meia Andreas Pereira já frequentou a reserva do time principal e ganhou elogios de Louis Van Gaal, além de ter contrato renovado. No Mundial, ele perdeu a posição para Boschilia, mas é a arma número um do banco. Embora nascido na Bélgica, é filho de pais brasileiros e foi convencido por Gallo a trocar de seleção.

Bielsa nem quis saber de volante brasileiro

Ex-Ponte Preta, o volante Alef tem a chance de jogar após cerca de seis meses de inatividade. Vendido ao Olympique de  Marseille-FRA pelo agente Fernando Garcia na mesma operação de Dória, ele não seduziu Marcelo Bielsa e apenas treina no time B. Na seleção, começou o Mundial como titular, mas perdeu lugar para Jajá, do Flamengo.

Neymar seduziu laterais da seleção

Caju (à esquerda) curte em casa noturna ao lado de Neymar – Reprodução

Destaques na reta final de 2014, os laterais João Pedro (Palmeiras) e Caju (Santos) geraram corrida de agentes para assinar procurações há alguns meses. As disputas foram vencidas por André Cury, representante do Barcelona na América do Sul. Para convencê-los, até convites para baladas com Neymar foram feitos por emissários de Cury.

Caçulas desta seleção não jogarão em 2017

Em regulamentação recente, a Fifa vetou a participação de um mesmo jogador por mais de um Mundial sub-20. A medida visa impedir que seleções africanas, em especial, repitam atletas de dois em dois anos. Malcom e Gabriel Jesus, nascidos em 1997, estariam aptos ao Mundial 2017, mas não poderão jogar.

Antes de ser do Real Madrid, centroavante morou de favor

Jean Carlos está no último estágio da base do Real Madrid – Ross Setford/AP

Centroavante titular depois que o cruzeirense Judivan lesionou o joelho, Jean Carlos tem uma história de vida peculiar. Divorciada, a mãe Maria resolveu tentar a sorte na Espanha e optou por levá-lo para buscar um clube junto do irmão Jarbas. O mais velho não vingou, mas ele alcançou o Real Madrid depois de passagens por Yanida-ESP, Tenerife-ESP e Parla Escuela-ESP. Com quase uma década na Espanha, ele fala mais "portunhol" que português.

Treinador atual só convocou um jogador

A convocação para o Mundial sub-20 sem jogadores importantes, sobretudo o meia Gerson, do Flu, antecipou a demissão de Alexandre Gallo. Rogério Micale assumiu com a lista pronta e apenas convocou Malcom por conta do corte de Kenedy. A CBF está encantada com o treinador pela forma de jogo da sub-20: ofensiva e com bola sempre no chão.

Lucão quase foi vilão de novo

Responsável por perder pênalti que culminou na eliminação do São Paulo na Copa Libertadores, o zagueiro Lucão cobrou em duas disputas no Mundial. Anotou contra o Uruguai, mas falhou contra Portugal, ocasião em que foi salvo pelo goleiro Jean. A conduta reafirma um ponto ressaltado por quem trabalha com ele: personalidade e pouca atenção a críticas.

Goleiro brigou com o pai famoso, mas quer fazer as pazes

Jean, goleiro do Bahia, é titular na seleção

Titular do Bahia, o goleiro Jean foi para o Mundial sub-20 com uma ideia em mente: buscar a reconciliação com o pai de mesmo nome, um velho conhecido do futebol brasileiro. Também arqueiro, Jean defendeu o próprio Bahia, a Ponte Preta e o Corinthians, este na década passada, mas se afastou do filho justamente quando ele ascendeu. Quarta opção em seu clube recentemente, o garoto virou titular na Copa do Nordeste e na seleção júnior.

Comentários
Carregando...