Tapete vermelho…

Festival de cinema e futebol reúne fãs e faz homenagens em Salvador

Em turnê pelas cidades-sede da Copa das Confederações, Cinefoot saúda Babô, Catimba, Beijoca e outros craques, além de exibir filmes sobre futebol


Ex-jogador do Bahia foi homenageado na primeira noite do evento em Salvador
Ex-jogador Bobô durante Cinefoot em Salvador (Foto: Divulgação)

Em meio à Copa das Confederações, Salvador recebe, desde a noite desta quarta-feira, o Cinefoot, Festival de Cinema e Futebol. A capital baiana realiza o evento pela primeira vez dentro da programação do Cinefoot Tour, como uma das atividades culturais da Copa das Confederações. A turnê passou por todas as seis cidades que sediam os jogos da competição. Em Salvador, o Cinefoot homenageia ídolos do futebol baiano.

 

Na primeira noite do evento, que acontece no Espaço de Cinema Glauber Rocha, o homenageado foi o ex-craque Bobô, campeão brasileiro pelo Bahia em 1988. Diante de uma plateia uniformizada com camisas do Tricolor, de Vitória, Ypiranga e outros clubes, o ex-jogador agradeceu.

– Muito obrigado pela homenagem. O cinema e o futebol são duas artes. Sou de uma cidade do interior da Bahia, Senhor do Bonfim, que não tinha cinema. Só tínhamos cinema quando chegava um circo na cidade. Antigamente, os circos tinham um cinema. Cresci e me tornei um cinéfilo. Espero que vocês possam estar de volta no ano que vem – disse o ex-craque, já um emendando um pedido de “bis” para 2014.

Na primeira noite do evento na capital baiana, a plateia curtiu dois filmes: "Gaúchos Canarinhos", que conta a história do criador do uniforme amarelo da Seleção Brasileira, e "Os Rebeldes do Futebol", que conta a história de jogadores que tiveram importância político-social em seus países de origem, entre eles o brasileiro Sócrates.

Antes de chegar a Salvador, o Cinefoot fez uma parada estratégica em Nazaré das Farinhas, na noite de terça-feira, onde fez uma homenagem ao filho ilustre da cidade, o pentacampeão Vampeta, em uma sessão extra. O ex-jogador dá nome à Fundação Marcos Vampeta, que cuida Cine Rio Branco, cinema da cidade restaurado pelo ex-corintiano.

O festival continua na capital baiana até o próximo sábado, com exibição gratuita de filmes e homenagens a outros craques da história do futebol do estado. Na sexta e no sábado, o Cinema do MAM também abre as portas para o evento.

Nesta quinta-feira, o homenageado será André Catimba, ídolo de Ypiranga, Vitória e Grêmio. Na sexta-feira, os ex-tricolores Emo e Beijoca serão prestigiados. E, por fim, no sábado será a vez do também ex-jogador do Bahia e atual comentarista esportivo Elizeu Godoy ganhar honrarias. O futebol baiano também estará na tela com a exibição do filme "Bahêa Minha Vida" e na história do sérvio Dejan Petkovic, que deu seus primeiros passos em solo brasileiro no Vitória.

Tabela interativa da Série A: http://uniaotricolorba.com.br/tabelaseriea.asp


Fonte: Eric Luis Carvalho – GLOBOESPORTE.COM

Foto: ECB