Torcidabahia
Uma grande torcida, merece um grande site

Titulares, esquema e jogadas trabalhadas: a primeira semana de treinos do Bahia

Guto Ferreira comanda treino do Bahia no Fazendão (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)
157

Esta semana de treinos mostrou que o Bahia está perto de ter uma equipe titular definida para o início da temporada. O site Globo Esporte acompanhou três atividades táticas e, nelas, o treinador Guto Ferreira manteve a formação da equipe. Nesta sexta-feira, o time titular do Bahia contou com: Douglas, João Pedro, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Edson e Nilton; Zé Rafael, Régis e Élber; Edigar Junio.

Resumo da semana

Mesmo com um time titular, Guto Ferreira fez testes, mudando a equipe na segunda parte das atividades. A maioria das trocas foram nas posições com mais opções, como as laterais e entre os volantes. Nino Paraíba e Elton foram os jogadores que mais entraram no decorrer dos treinos. Vinícius também participou com frequência do time titular. Mena, Juninho, Marco Antônio e Kaynan também participaram, mas com menos tempo.

Manutenção do esquema

O treinador Guto Ferreira manteve o esquema tática da sua primeira passagem pelo Bahia, o 4-2-3-1. Quando o time se defende, o esquema passa a ser um 4-4-2. Os jogadores mantiveram as suas funções em campo, raramente trocando de posição. Edigar Junio se manteve fixo como centroavante, com Régis atrás dele pelo meio. Zé Rafael ficou pela direita, com Élber na esquerda.

Participação de laterais e volantes

No time titular, o treinador liberou os laterais para as jogadas de ataque. João Pedro e Léo fizeram jogadas de ultrapassagem, recebendo a bola de Élber e Zé Rafael. Os laterais também foram acionados em bolas longas e inversões. Porém, ainda faltou capricho nos cruzamentos.

Edson e Nilton não apenas ajudavam na marcação, como participaram da construção de jogadas. Edson foi orientado por Guto para recuar, ficando praticamente como um terceiro zagueiro, e ajudar na saída de bola. À frente, os dois volantes realizaram triangulações com os laterais e os meias abertos. Nilton também realizou finalizações de fora da área.

Propor jogo ou transições rápidas?

O treinador trabalhou das duas formas. Porém, nas atividades, o time titular mostrou dificuldade para propor o jogo contra um adversário fechado em seu campo. O time teve problema com os passes e criou poucas jogadas. Os jogadores mostraram um desempenho melhor no momento do contra-ataque, com transições rápidas.

Comentários
Carregando...