Uniforme novo homenageia o bicampeonato

Uniforme novo homenageia o bicampeonato

Tricolor jogará contra o Vasco neste sábado com o novo manto!

Neste sábado, 08/06, o Bahia vai lançar o uniforme nº 01 da temporada de 2013. Criado para homenagear os 25 anos da conquista do bicampeonato brasileiro, o fardamento vai ser usado pela primeira vez no jogo contra o Vasco, em Volta Redonda. As camisas número dois e três vão ser lançadas no segundo semestre.

A homenagem aparece na inscrição “Esquadrão 88” na parte de trás da camisa, próxima à nuca. Branca, a camisa destaca a cor azul na gola polo com botões e nas mangas. O short rebate esses tons: ele é todo azul, com uma linha fina horizontal branca na parte inferior. O vermelho ficou exclusivo para as meias.

A conquista do bicampeonato em 1988 é um dos momentos mais importantes da história do Bahia. Para ganhar o título, o Tricolor jogou 29 vezes, venceu 13, empatou quatro e perdeu cinco. O time – composto pelos goleiros Ronaldo, Sidmar e Rogério, os laterais Tarantini, Maílson e Edinho, os zagueiros João Marcelo, Claudir, Pereira e Newmar, os meias Paulo Rodrigues, Gil, Bobô, Sales e Zé Carlos e os atacantes Renato, Osmar, Charles, Marquinhos, Dico e Sandro – fez 33 gols e sofreu 23, sob o comando do técnico Evaristo de Macedo. O título credenciou o Bahia a disputar, pela terceira vez, a Taça Libertadores da América. Até hoje, o Tricolor é o único time nordestino a estampar as duas estrelas na camisa.

Foto 2

A partida final, que acabou em empate, foi em Porto Alegre, no estádio Beira Rio, contra o Internacional, no dia 19 de fevereiro de 1989. Mais de 79 mil espectadores assistiram à final. Neste ano, o Bahia teve a maior renda da competição e ficou com a segunda melhor media de público, atrás apenas do Flamengo. A semifinal contra o Fluminense, na Fonte Nova, foi assistida por mais de 110 mil pessoas, a maior plateia do estádio em todos os tempos. Um feito para ser sempre lembrado e honrado.

Fonte e fotos: ECB