Nos últimos anos, 63 pontos, meta do Bahia, têm sido suficientes para conseguir o acesso
No próximo sábado, equipe tem confronto decisivo contra o Santa Cruz
Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/E.C.Bahia
Nas últimas semanas, o que mais tem sido falado nos corredores do Bahia é alcançar a meta dos 63 pontos na Série B. Isso porque, esse tem sido o número que tem garantido o acesso à Série A, nos últimos anos. Analisando os números dos últimos cinco anos da competição nacional, chega-se a conclusão de que apenas em 2012, um clube que fez uma pontuação maior não chegou ao acesso, caso do São Caetano.
Em 2010, último ano em que o Tricolor disputou a competição, o quarto colocado e último a garantir acesso foi o América-MG, que fez exatamente a pontuação planejada pelo elenco do Esquadrão: 63. Naquela oportunidade, o Bahia terminou na terceira colocação, com 65.
No ano seguinte, 2011, o último classificado para a Série A, o Sport, terminou com 61 pontos. O ano seguinte, 2012, reservou uma Série B atípica. O quarto colocado foi o Vitória, com 71, pontuação mais alta já registrada para assegurar o acesso. Naquele ano, o São Caetano terminou na quinta posição, também com 71. Em 2013, o cenário voltou a ser positivo, se pensarmos na meta tricolor de terminar com 63 pontos. A quarta posição ficou com o Figueirense. A equipe catarinense fez 60 pontos, o pior desempenho de um clube que conseguiu o acesso desde 2010.
No ano passado, o quarto colocado, Avaí, terminou com 62. A diferença em relação aos anos anteriores, é que o América-MG, que terminou em quinto, com 61, perdeu 6 pontos no STJD e, assim, se levarmos em conta a pontuação dos mineiros sem a punição, a quarta melhor campanha foi do Vasco da Gama, que terminou com exatos 63.
Os últimos anos comprovam que a meta estipulada pela diretoria, comissão técnica e jogadores do Tricolor, é mesmo suficiente para conseguir o acesso. Ainda se levarmos em conta a alta pontuação alcançada pelo quarto colocado em 2012, o Atlético-PR, que ocupava a posição naquele momento, na 34ª rodada, tinha 65 pontos. Esse número em 2015, na mesma altura do campeonato, pertence ao líder Botafogo.
Nota Luis Peres @BahiaClub: O Bahia não tem meta. Mas, quando atingir a meta, pretende dobrar a meta...
Enquanto isso, podemos começar a 'estocar vento'...