Artilheiro tricolor é agora soteropolitano

Charles Fabian recebeu da Câmara nova cidadania por iniciativa do vereador Leandro Guerrilha

O vereador Leandro Guerrilha (PSL) fez mais um gol no mandato ao propor a outorga do Título de Cidadão de Salvador ao ex-jogador profissional Charles Fabian Figueiredo Santos, atacante do Esporte Clube Bahia campeão brasileiro de 1988 e atual auxiliar-técnico da equipe tricolor. A sessão solene de outorga da “nova certidão” movimentou o Plenário Cosme de Farias da Câmara na noite desta quinta-feira (21).

“Sou torcedor tricolor e tenho orgulho de ser Bahia”, confessou o  vereador Leandro Guerrilha, que propôs a outorga do Título de Cidadão a Charles Fabian por sugestão do colega radialista Jota Zô. Ainda na sua justificativa, em discurso no púlpito, ressaltou a representatividade do homenageado para o futebol baiano e para Salvador, cidade que Charles escolheu para morar.

Também defendeu a promoção do homenageado para o cargo de treinador do time profissional do Bahia e lembrou o seu sucesso nas categorias de base, conquistando como técnico o título da categoria sub-20. Ampliando as homenagens da sessão solene, destacou as conquistas do tricolor, como o título brasileiro de 1988, e considerou o hino do clube “uma oração”.

Sempre Bahia

A nova cidadania foi entregue a Charles pelo pai Nelson José dos Santos e pelo filho Rafael Ribeiro. Já falando como soteropolitano, lembrou da chegada ao clube, em 1984, vindo de Itapetinga. “Eu sempre fui Bahia e aqui conquistei muitos títulos e fui artilheiro em todas as categorias das divisões de base”, afirmou.

Conforme Charles, o seu amor pela cidade surgiu quando veio jogar no tricolor. “Aqui, andando pelas ruas da cidade, nunca recebi palavras agressivas. O meu amor pelo Bahia e por Salvador é incondicional”, assegurou. Considerando-se tímido e não mascarado, frisou que guarda imenso carinho pelas pessoas que o têm como ídolo.

Outras falas

Quebrando o protocolo, o vereador Leandro Guerrilha franqueou a palavra para o ex-presidente do Bahia, Paulo Maracajá, que destacou a multiplicação da chama do tricolor por conta dos ídolos que passam pelo clube. Também falaram o ex-zagueiro João Marcelo, o filho Rafael Ribeiro, o comentarista esportivo Darino Sena e o radialista Jota Zô.        

Colegas do futebol, ex-presidentes do clube, familiares, amigos e torcedores do Bahia prestigiaram a solenidade marcada por declaração de amor ao tricolor e canto do Hino do Esquadrão de Aço, por Luiz Caldas, ao violão, acompanhado pelos presentes.

Beca

O vereador Everaldo Beca (PTN) conduziu o homenageado pelo Plenário Cosme de Farias à mesa de trabalho e presidiu a sessão solene durante o discurso do colega Leandro Guerrilha.

Também participaram da sessão, compondo a mesa de trabalho, além dos citados, o presidente do Bahia Fernando Schmidt e Luciano Grave, amigo de Charles Fabian. A Banda de Música da Guarda Municipal executou o Hino Nacional na abertura da solenidade.

Um vídeo com alguns gols de Charles com as camisas do Bahia e da Seleção Brasileira foi apresentado, também no começo da atividade legislativa, comprovando a condição de artilheiro do novo cidadão de Salvador.