O site GloboEsporte.com realizou um levantamento das lesões sofridas pelos jogadores do Bahia na temporada 2018. Segundo as informações, os atletas tricolores tiveram 14% menos lesões de joelho em relação a 2017, porém houve um aumento de 166% nas baixas por problemas musculares na coxa. Com isso, o Bahia foi o terceiro time com maior número de desfalques ao longo do ano entre as equipes da Série A, com 50 baixas, atrás apenas de Grêmio (64) e Paraná (57).

[caption id="attachment_45422" align="aligncenter" width="730"] Jogadores que mais desfalcaram o Bahia em 2018 (Foto: InfoEsporte)[/caption]

O atleta que mais precisou visitar o departamento médico foi o zagueiro Tiago, que passou por tratamento em cinco diferentes ocasiões, entre março e outubro. Com isso, o defensor ficou de fora de 14 partidas ao longo do ano. Em quatro vezes, ele teve problemas em músculos da coxa. Na outra ocasião, ele teve dores na panturrilha.

[caption id="attachment_45423" align="aligncenter" width="730"] Lesões do Bahia em 2018 (Foto: InfoEsporte)[/caption]

Outros atletas do Bahia que precisaram passar por tratamento em múltiplas ocasiões foram: Élber (quatro vezes), Douglas (três), Elton (três), Lucas Fonseca (três) e Nino Paraíba (três).

Porém, o jogador que desfalcou o Tricolor pelo maior número de jogos foi o meia Marco Antônio. Por conta de uma entorse no tornozelo esquerdo e de dores no pé, ele não esteve disponível em 21 jogos.

Critérios da pesquisa

O site GloboEsporte.com explica assim como foi o critério utilizado para a realização desse levantamento:

"As informações levantadas para esta pesquisa foram retiradas nos sites oficiais de cada um dos 20 times que disputaram a Série A em 2018, além do apurado pelos setoristas do GE no dia a dia dos clubes.

O recorte temporal deste levantamento foi de 01 de janeiro de 2018 até a data da publicação desta matéria: 19 de dezembro de 2018. Todas as baixas médicas sofridas pelos jogadores fora desse universo temporal não entraram na pesquisa.

O critério para inclusão de um atleta no levantamento foi o veto pelo departamento médico de pelo menos uma partida por motivo clínico. Todos os problemas médicos que impediram a escalação do jogador na equipe para a partida seguinte foram computados no levantamento.

Jogadores poupados e com desgaste físico não entraram na conta assim como problemas fisiológicos. Todos os clubes receberam o contato da reportagem para checagem da lista de jogadores no DM na temporada."