Autor de um dos gols do Bahia no final história contra o Santos de Pelé, o cearense Alencar completaria 80 anos nesta terça-feira (1º) e foi homenageado pelo clube. Ele nasceu em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. Antes de jogar pelo time baiano, o atacante iniciou a carreira no Ceará, nos anos 1950.
- O ex-atacante fez parte do primeiro Esquadrão campeão brasileiro e é o 9ª maior artilheiro da história tricolor: 116 - escreveu o time baiano no Instagram.
[caption id="attachment_36504" align="aligncenter" width="576"]
O Bahia enfrentou o todo-poderoso Santos de Pelé na decisão, apesar de o Rei não ter atuado no último confronto, machucado.
Foram três jogos entre as equipes. No dia 10 de dezembro de 1959, a equipe baiana venceu o Peixe na Vila Belmiro por 3 a 2. Na Fonte Nova, os santistas levaram a melhor: 2 a 0. Então, o duelo seria definido em um terceiro jogo, disputado no Maracanã, campo neutro. Só que Coutinho, Pepe e companhia partiram para uma excursão pela Europa. Por isso, a partida decisiva aconteceu apenas três meses depois. Tricolor 3 a 1. Os gols da final foram marcados por Vicente, Alencar e Léo.
Fonte: Globo Esporte