Mesmo antes do final do Campeonato Brasileiro, o Bahia já começou a pensar em 2019. Já garantido na próxima Copa Sul-Americana, o Tricolor está planejando a próxima temporada. Na última semana, o clube anunciou as renovações dos contratos do volante Flávio e do atacante Edigar Junio. Com isso, a equipe já tem 18 jogadores com vínculo para 2019.
O Bahia já tem três goleiros, um lateral, quatro zagueiros, dois volantes, três meias e quatro atacantes garantidos no elenco da próxima temporada. Porém, além deles, quatro jogadores tem contrato até o fim desta temporada, mas seus vínculos preveem renovação após o cumprimento de determinadas metas: o lateral-direito Nino Paraíba, o zagueiro Douglas Grolli e os volantes Elton e Nilton.
Para 2019, o Bahia deverá ter o retorno do volante Yuri. Segundo o presidente Guilherme Bellintani, o jogador deverá ser aproveitado após retornar do empréstimo ao CSA. Porém o também volante Juninho, cujo contrato se encerraria no final deste ano, mas com possibilidade de renovação, deverá seguir no Ceará, clube ao qual foi emprestado. O volante Feijão foi emprestado ao CRB e não deverá ter seu contrato, que vai até o final deste ano, renovado pelo Tricolor. Guilherme Bellintani falou sobre a situação dos atletas:
São dois jogadores importantes. Juninho tem contrato com o clube. Yuri também. Ambos da mesma posição, com características um pouco diferentes. Mas a gente vai, no caso de Juninho, a hipótese é ele continuar no Ceará, porque o contrato permite esse alongamento da presença dele lá no Ceará. Vamos discutir isso com a comissão técnica, com Diego Cerri também, nosso diretor de futebol, com o departamento de análise de desempenho. No caso de Yuri, o provável é o retorno dele já agora no fim do ano. Se reapresenta aqui em janeiro, e também para conversar com o atleta, sentir dele o envolvimento com o clube, a vontade dele de permanecer, e também da comissão técnica, do departamento de desempenho, nosso diretor de futebol... Tomar decisões conjuntas em relação a esses dois atletas e a vários outros que estão hoje no clube, que podem ou não ficar.
O Bahia também poderá perder atletas. O mais provável que deixe o clube é o meia Zé Rafael, que interessa ao Palmeiras. O jovem meia Ramires vem sendo observado por clubes do exterior e, caso receba uma proposta vantajosa ao Tricolor, poderá deixar o clube. Outro jogador que termina a temporada valorizado é o volante Gregore.
Por enquanto, o maior problema do Bahia para a próxima temporada são as laterais. O lateral-esquerdo Léo veio por empréstimo do Fluminense, e vem negociando com o São Paulo para o ano que vem. O lateral-direito Bruno só tem contrato até o fim deste ano. De todos da posição, o único que tem um vínculo mais longo é Paulinho, com contrato até 2021.
O zagueiro Ignácio, que atuou pelo sub-23, agradou e poderá renovar com o clube. Emprestado pelo Santa Cruz, de Sergipe, seu contrato com o Bahia vai até o final desta temporada. O volante Edson, que veio emprestado pelo Fluminense, quase não atuou neste ano e não deve ficar no Tricolor baiano.
Já o meia Vinícius, destaque do Bahia no primeiro semestre, só tem contrato até dezembro. Interessado em uma renovação, o meia conversou com a diretoria, mas a situação ainda não evoluiu.
Com quatro atacantes garantidos no elenco para 2019, o único atleta da posição sem vínculo para a próxima temporada é Gilberto. Titular absoluto, ele termina o ano valorizado, e o Bahia precisará competir com outros times para que o atacante permaneça no Fazendão.
Dos 11 titulares da partida contra o América-MG, no último domingo (25), nove tem contrato com o Bahia para 2019. Os únicos que ainda não têm vínculo para a próxima temporada foram os laterais Bruno e Léo.
Jogadores com contrato para 2019
Goleiros
- Douglas (até 12/2020)
- Anderson (até 05/2019)
- Fernando (até 12/2019)
Laterais
- Paulinho (até 12/2021)
Zagueiros
- Tiago (até 12/2020)
- Lucas Fonseca (até 12/2019)
- Everson (até 12/2020)
- Jackson (até 12/2019)
Volantes
- Flávio (até 12/2020)
- Gregore (até 12/2021)
- Yuri (até 12/2019)
Meias
- Marco Antônio (até 12/2021)
- Ramires (até 12/2022)
- Zé Rafael (até 12/2020)
Atacantes
- Edigar Junio (até 12/2020)
- Élber (até 12/2020)
- Clayton (até 08/2019)
- Júnior Brumado (até 12/2020)
Jogadores ainda sem contrato para 2019
Laterais
- Nino Paraíba
- Bruno
- Léo
Zagueiros
- Douglas Grolli
- Ignácio
Volantes
- Elton
- Nilton
- Edson
Meias
- Vinícius
- Allione
Atacantes
- Gilberto