Em ano de tabus, Bahia tem escrita para quebrar diante do Grêmio

Desde que voltou à Série A do Brasileiro, em 2011, Tricolor não conseguiu vencer o time gaúcho nos quatro jogos disputados entre as duas equipes


O ano de 2013 tem sido de quebras de tabu pelo Bahia na Série A do Campeonato Brasileiro. O clube não vencia em casa, nunca tinha figurado entre os 10 primeiros na era dos pontos corridos, não vencia o Flamengo havia 13 anos. Tudo isto ficou para trás. Neste domingo, o Tricolor terá mais uma destas estatísticas para derrubar. Desde que retornou à Série A do Campeonato Brasileiro, não conseguiu vencer o Grêmio. Lá se vão dez anos desde a última vez que isto aconteceu.

O Bahia venceu o Tricolor gaúcho em seu último ano na Série A antes do hiato de sete temporadas. Na Fonte Nova, Nonato abriu o placar, Caio empatou e Jair, no último minuto, fez o gol que garantiu o triunfo do time comandado por Evaristo de Macedo e encerrou um tabu de cinco jogos sem vencer o time gaúcho pelo Campeonato Brasileiro (veja os gols no vídeo).

Após o rebaixamento em 2003, o Tricolor retornou à elite do futebol nacional somente em 2011. No primeiro ano da volta à Primeira Divisão, duas derrotas: 2 a 0 no Olímpico e 2 a 1 em Pituaçu. Em 2012, mais dois jogos e nenhuma vitória: 3 a 1 no Olímpico e 1 a 1 em Pituaçu.

Souza foi titular do Bahia no último jogo entre os dois times

Neste ano, a ordem dos jogos será alterada. O primeiro confronto entre os tricolores será em Salvador. Exatamente no lugar onde o Bahia venceu seu último jogo contra o Grêmio: a Arena Fonte Nova. Com o Bahia em processo de reconstrução fora de campo, o esperado é que o estádio esteja cheio para o jogo deste domingo, às 18h30min (horário de Brasília).

Apesar da sequência de tabus quebrados na competição, o técnico Cristóvão Borges não dá muita importância para os números passados.

- Não tenho a menor preocupação com isso. Não dou muita importância. Dou importância ao trabalho da equipe, me preocupe em fazer com que o time jogue bem. Com isso acontecendo, os tabus vão sendo quebrados – disse o treinador recentemente.

Ano

Jogo

2011

Grêmio2x0Bahia

2011

Bahia1x2Grêmio

2012

Grêmio3x1Bahia

2012

Bahia1x1Grêmio

Histórico geral

Bahia e Grêmio já se enfrentaram 30 vezes pelo Campeonato Brasileiro. No geral, o time gaúcho leva vantagem. Foram oito vitórias dos baianos, 12 empates e dez derrotas. O Grêmio balançou as redes 33 vezes, e o Tricolor fez dois gols a menos.

Quando se trata de partidas na Fonte Nova, a supremacia baiana é inquestionável. O Bahia fez valer seu mando de campo na maior parte dos jogos. Das 16 vezes que os dois times se enfrentaram no principal estádio baiano, o time da Boa Terra venceu oito. Foram somente cinco derrotas e três empates.


Votem CRISTÓVÃO para melhor Técnico do Brasileirão


ASSOCIE-SE JÁ


Tabela interativa da Série A com atualização online


Fonte: Raphael Carneiro – GE.COM

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação e Operários Web