Bahia tem histórico de conquistas fora de casa

Dos quatro maiores títulos do Tricolor, três foram longe da Fonte Nova

Bahia tem histórico de títulos fora de casa (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)

1959: No dia 10 de dezembro daquele ano, ocorria o primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro, vencida pelo Tricolor por 3 a 2 em cima do Santos de Pelé, na Vila Belmiro. O jogo de volta, realizado na Fonte Nova, teve como vencedor a equipe paulista, por 2 a 0. Com um triunfo para cada lado, foi necessário um jogo para desempatar, no templo do futebol nacional: o Maracanã. Na capital federal da época, o Esquadrão venceu mais uma vez, derrotou o Santos por 3 a 1 e se sagrou o primeiro Campeão Brasileiro da história.

1988: O segundo título do Esquadrão também foi fora dos próprios domínios. A primeira partida da grande final contra o Internacional terminou em 2 a 1 para o Tricolor, com dois de Bobô. No duelo de volta, o Bahia conseguiu segurar o empate em 0 a 0 e garantiu o bicampeonato.

2002: A última conquista do Nordeste pelo Bahia também se deu fora de casa e ainda com um gosto melhor por ter sido em cima do Vitória. Na primeira partida, realizada na Fonte, o Tricolor venceu por 3 a 1, com gols de Nonato, Sérgio Alves (artilheiro daquela edição) e Róbson. O jogo de volta terminou empatado em 2 a 2 no Barradão e o Bahia conquistou o segundo título do Nordeste.

2015: A primeira partida da final da Copa do Nordeste, para mais de 40 mil pessoas na Fonte Nova, terminou 1 a 0 para o Ceará. No jogo de volta, próxima quarta-feira, o Esquadrão tem que vencer por qualquer placar maior do que 1 a 0 para ser campeão. Em caso de repetição no placar de ida, a decisão vai para a disputa de pênaltis e qualquer outro resultado dá o título para a equipe cearense.

A história do Bahia parece estar a favor do Tricolor para a decisão da Copa do Nordeste deste ano.