O Bahia irá precisar de um bom planejamento para o início da temporada 2019. Com um calendário bastante apertado, o clube terá uma sequência de seis jogos fora de casa entre os meses de fevereiro e março. As partidas serão por quatro diferentes competições: Copa do Brasil, Campeonato Baiano, Copa Sul-Americana e Copa do Nordeste.

Jogos seguidos fora de casa

(06 ou 13/02) Rio Branco x Bahia - Copa do Brasil
(17/02) Vitória da Conquista x Bahia - Campeonato Baiano
(21/02) Liverpool-URU x Bahia - Copa Sul-Americana
(23/02) Fortaleza x Bahia - Copa do Nordeste
(27/02) Jacuipense x Bahia - Campeonato Baiano
(02/03) Altos-PI x Bahia - Copa do Nordeste

O Tricolor irá percorrer 14.606 km para realizar estas seis viagens. Caso a equipe volte para Salvador entre um jogo e outro, este trajeto fica ainda maior.

O calendário do Bahia no início de 2019 está tão apertado, que o clube tem jogos marcados em um intervalo de 24 horas, nos dias 6 e 7 de fevereiro. Uma das partidas deverá ser remarcada.

O Tricolor inicia a temporada no dia 16 de janeiro, enfrentando o CRB, na Arena Fonte Nova, pela Copa do Nordeste. A partir daí, até março, o clube deve realizar, em média, um jogo a cada três dias.

Por conta do calendário apertado, nos primeiros jogos da temporada, o clube deverá utilizar o elenco sub-23. O técnico Enderson Moreira deverá rodar o elenco para evitar o desgaste no final da temporada pelo acúmulo de jogos. Em 2018, Zé Rafael atuou em 68 das 75 partidas da equipe no ano. Gregore fez 63 jogos e Lucas Fonseca atuou 61 vezes.

O Bahia ainda não anunciou reforços para a próxima temporada. O principal anúncio da equipe foi a renovação do atacante Gilberto, que assinou contrato até o final de 2020. O meia Guilherme será emprestado pelo Corinthians ao Tricolor, mas ainda não houve um anúncio oficial.