4-3-3 ou 4-2-3-1? Marquinhos usa intertemporada para testar formações no Bahia

Com exceção do domingo, dia concedido pela comissão técnica para que os jogadores pudessem descansar, o treinador Marquinhos Santos comandou uma série de treinamentos coletivos e táticos nos últimos seis, quando começou a desenhar o provável time do retorno no Campeonato Brasileiro da Série A.

O comandante tricolor manteve a base da equipe utilizada nas primeiras nove rodadas da competição nacional, mas, ainda assim, demonstra ter dúvidas não apenas na escolha dos jogadores que enfrentarão o São Paulo, dia 16, na Arena Fonte Nova. O esquema tático, pelo visto, também é ainda uma interrogação.

Com Uelliton em recuperação, treinando a parte física, o treinador não quis inovar. Colocou Léo Gago, recém chegado ao grupo e repetiu a base da formação já utilizada na Série A: 4-2-3-1. As surpresas ficaram apenas quanto aos atletas escolhidos. Nas laterais, por exemplo, Rafael Galhardo e Guilherme Santos treinaram na maioria das vezes como titulares. O primeiro, porém, foi substituído no treino tático desta quarta-feira (2) para o retorno de Diego Macedo.

Lá na frente, sem contar com Lincoln e Talisca, um em processo de recuperação e o outro prestes a deixar o clube, o também novato Marcos Aurélio já ganhou o colete de titular e deve estrear contra o tricolor paulista. Ao lado dele, o argentino Maxi Biancucchi continua com moral com o treinador, enquanto Rhayner vai ocupar mais uma das quatro vagas destinadas aos ‘homens da frente’.

O último escolhido, porém, de acordo com as primeiras atividades da intertemporada, não foi definido. William Barbio, Henrique e Rafinha são os principais concorrentes, já que o treinador segue sem ter a opção de um centroavante no elenco.

Marquinhos Santos, no entanto, surpreendeu no treinamento desta quarta-feira (2) e deixou em aberto a possibilidade de não utilizar o ‘falso centroavante’. Com a recuperação de Uelliton, o treinador escalou o volante e abriu mão de um homem mais preso entre os zagueiros adversário, colocando a equipe no 4-3-3. A formação, que passaria a ter três volantes, teoricamente mais defensiva, foi testada para dar mais liberdade aos laterais Diego Macedo e Guilherme e ao mesmo tempo diminuir a obrigação de Maxi e Rhayner na recomposição defensiva.

Com novidades táticas ou não, Marquinhos Santos terá mais 13 dias para preparar o time e com direito ao amistoso contra o Confiança, dia 11, no Fazendão.


Fonte: Felipe Santana – Bahia Notícias

Foto: Divulgação