Reação do Bahia é freada em má atuação e derrota para o Paysandu na última rodada, e Guto Ferreira vê chance de reabilitação diante do Goiás, na Fonte Nova

No momento mais complicado da Série B, depois de uma série de resultados ruins e reformulações dentro e fora das quatro linhas, quando tudo teimava em dar errado, o Bahia conseguiu o que poucos imaginavam: uma reação na Série B, com um início de segundo turno arrasador e uma sequência de jogos sem derrotas. Foi o suficiente para se reaproximar do G-4 e manter acesa a esperança do acesso à elite de futebol nacional. Seis rodadas se passaram, a primeira derrota do returno aconteceu, junto com ela veio uma atuação ruim, e tudo o que o técnico Guto Ferreira espera a partir de agora é que a equipe encontre o equilíbrio, de preferência já neste sábado, quando o Tricolor encara o Goiás, às 18h30 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova.

Antes de ser derrotado na última rodada pelo Paysandu, por 1 a 0, o Bahia ostentava uma sequência de triunfos diante de Avaí, Paraná e Vasco, além de empates com Atlético-GO, Joinville e Náutico. O problema contra o Papão, e que também já havia acontecido diante do Timbu, é que a equipe teve um desempenho abaixo da média, a ponto de Guto Ferreira classificar a partida como a pior sob o seu comando.

Por isso, quando se fala em desempenho dentro de campo, é importante buscar o equilíbrio, sobretudo o equilíbrio nas partidas dentro e fora de casa. O treinador tricolor sabe que ainda não o encontrou, mas destaca a evolução da equipe em diversos aspectos.
- Às vezes, você acha que está chegando no nível que quer, e a reposta de repente é outra. Não tem outra maneira, é conversar, trabalhar, e assim buscar. Tivemos um crescimento através de mudança de atitude. Futebol é dinâmico, as pessoas estudam você, vão se superando nas adversidades. Esse exercício de estar focado mais ou menos dentro da partida, ele existe, até que você tenha um equilíbrio. O time ainda não chegou no equilíbrio, está buscando, se superando. Vem melhorando atitude, comportamento, desempenhos, mas existe os momentos de vacilo – avalia Guto Ferreira.

Para explicar o momento do Bahia, que saiu de Salvador para dois jogos com a expectativa lá em cima e voltou com apenas um ponto na bagagem, Guto recorre a uma metáfora e compara a situação da equipe com um trem em movimento. Ele foi colocado nos trilhos, agora é preciso administrar sua velocidade para que não descarrile.

- A gente não pode nem fazer terra arrasada na derrota, nem achar que está tudo certo no triunfo. Você tem que o tempo todo controlar a máquina. Conseguimos colocar o trem no trilho. Agora temos que ter muita atenção, muito carinho, para controlar a velocidade da locomotiva, porque se não controlar a velocidade, porque lá na descida tem uma curva, você vai descarrilar. Futebol é assim, tem essa dinâmica, não adianta olhar para trás – explica.

O técnico Guto Ferreira tem à disposição os três novos reforços, Renê Junior, Misael e Wesley Natã, e deve leva-los para o banco de reservas. O time é o mesmo: Muriel; Eduardo, Tiago, Jackson e Moisés; Luiz Antônio, Juninho e Renato Cajá; Allano, Edigar Junio e Hernane Brocador. O Tricolor é o 7º colocado da Série B, com 36 pontos, enquanto o Goiás é o 15º, com 31.

ESCALAÇÕES

Bahia: Muriel; Eduardo, Jackson, Tiago e Moisés; Luiz Antônio, Juninho e Renato Cajá; Edigar Junio, Allano e Hernane. Técnico: Guto Ferreira.

Goiás: Márcio; Sueliton, Felipe Macedo, Alex Alves e Felipe Saturnino; Adriano, Patrick, Léo Sena e Daniel Carvalho; Rossi e Marcão (Léo Gamalho) Técnico: G. Kleina

DESFALQUES

Bahia: o zagueiro Gustavo e o atacante Mário, que estão em recuperação de cirurgias.

PENDURADOS

Bahia: Zé Roberto, Juninho, Hernane, Tinga, Éder e Muriel.

RELACIONADOS

Goleiros: Anderson, Jean e Muriel
Laterais: Eduardo, Moisés e Tinga
Zagueiros: Eder, Lucas Fonseca, Jackson e Tiago
Volantes: Feijão, Juninho, Luiz Antônio e Renê Júnior
Meias: Renato Cajá, e Régis
Atacantes: Allano, Edigar Junio, Hernane, Misael, Victor Rangel e Wesley

FICHA TÉCNICA

4-3-3 BAHIA GOIÁS 4-3-3
Muriel GOL GOL Marcio
 Eduardo LAD LAD Sueliton
Jackson ZAD
ZAD
F. Macedo
 Tiago ZAE
ZAE A. Alves
Moisés LAE LAE Felipe
L. Antônio VOL
VOL
Saturnino

Juninho
Feijão
VOL
VOL
MEC
Patrick
 R. Cajá VOL
MEC
MEC
L. Sena
M. Henrique
Hernane ATA
ATA
MEC
C.Eduardo
D. Carvalho

 E. Junio
Misael
ATA
ATA
ATA
Rossi
Allano
V. Rangel
ATA
ATA
ATA
ATA
Marcao
L. Gamalho

G. Ferreira TEC TEC G. Kleina
RESERVAS
 Jean GOL GOL Renan
 Anderson GOL LAE A. Salles
 Tinga LAD LAE Jefferson
 Éder LAD VOL Willian
 L. Fonseca ZAD MEC David
 R. Júnior VOL MEC L. Lima
 Régis MEC
 W. Natã ATA
Campeonato Brasileiro Série B - 26ª Rodada
Local :  Fonte Nova
Data :  17/09/2016 Sábado
Horário :  18h30
Transmissão :  SporTV (menos BA), Premiere e PFCI (com Thiago Mastroianni e Jorge Allan)
Público : 
Árbitro :  Luis Teixeira Rocha (RS)
Assistentes :  Jorge Eduardo Bernardi e Maurício Coelho Silva Penna (RS)

Fonte: Ge.com