Para 'esvaziar' CBF, cartolas convidam novos clubes para bloco de criação da liga
A CBF convocou reunião com os clubes para a próxima segunda-feira - Reuters/Ricardo Moraes
Surpreendidos com a convocação pela CBF de uma reunião geral na próxima segunda-feira, em sua sede, no Rio de Janeiro, os clubes cogitam 'esvaziar' a discussão com o presidente Marco Polo Del Nero. Eles trabalharam nos últimos dias no fortalecimento do bloco favorável a uma liga independente e convidaram novos presidentes de times a fazerem parte do grupo.
Conforme revelado pelo ESPN.com.br na última quarta-feira, os cartolas terão um encontro sigiloso no mesmo dia para debatar o assunto.
A princípio, ele aconteceria em São Paulo, mas foi transferido para o Rio depois do comunicado da CBF.
A conversa entre os dirigentes está prevista para acontecer no fim de tarde da segunda-feira, após se sentarem com Del Nero, mas representantes dos times defendem a antecipação da reunião para definirem melhor a postura a ser adotada.
O feriado é um dos empecilhos citados.
Ao longo da última semana, em conversas por telefone, foi pedido a cada um dos cartolas que convidasse outros dois colegas de suas respectivas regiões "com pensamentos semelhantes" para a criação da liga.
O presidente do Atlético-PR, Mario Celso Petraglia, é um dos articuladores nos bastidores.
Procurado pela reportagem, ele disse que "não está sabendo de nada".
O mandatário rubro-negro, no entanto, comentou anteriormente e defendeu que é preciso dar um basta na "desmoralização do sistema".
"As tentativas nesses anos todos foram frustradas, mas penso que, com a desmoralização do sistema, tenhamos o dever como dirigente de dar um basta neste sistema", afirmou.
"Falei com vários presidentes. Nós vamos trabalhar pela criação da liga, porque precisamos de nossa independência, que nossos patrocinadores acreditem nos clubes. Queremos fazer uma competição que possa ser vendida para o mundo. E não US$ 5 milhões que os clubes tem pela venda internacional enquanto a liga inglesa fatura 1,2 bilhões de euros", completou.
Del Nero recebeu alguns dirigentes recentemente e conversou sobre o assunto.
"Estive com o Marco Polo na última terça-feira e, sinceramente, não fiquei com a impressão de que ele apoiará a criação de uma liga", afirmou Modesto Roma, do Santos, ao ESPN.com.br.
O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, diz que esse é um movimento que vem "de fora do futebol" e que não chega até a entidade.
Existem atualmente conversas para a criação do que viria a ser a Copa Rio-Sul-Minas, com a participação de equipes como Flamengo, Fluminense, Grêmio, Inter, Cruzeiro, Atlético-MG, Coritiba e Atlético-PR.