Grécia se aproveita da soberba marfinense e garante vaga inédita

Com um gol de pênalti de Samaras aos 47 minutos do segundo tempo, seleção europeia vence por 2 a 1 e passa às oitavas pela primeira vez

A possibilidade de fazer história estava ali, alcançável como um sonho outrora impossível que se torna realidade. Com a oportunidade de passar às oitavas de final de uma Copa do Mundo pela primeira vez, Grécia e Costa do Marfim decidiram a segunda vaga do Grupo C, no Estádio Castelão, em Fortaleza, diante de um público de 59.095. E, apesar da flagrante inferioridade técnica, a Grécia se utilizou da superação para vencer por 2 a 1, com direito a gol da vaga marcado por Samaras aos 47 minutos da etapa final, de pênalti. Uma classificação digna de deuses do Olimpo, que muitas vezes, descem a Terra para dar uma força aos seus filhos prediletos.

Mitologia à parte, pesou a soberba da seleção da Costa do Marfim, que começou o jogo acreditando que a vaga viria na hora que bem entendesse. Outros deuses, os do futebol, porém, castigam quem acredita demais no favoritismo e a transpiração grega deixou o time europeu em vantagem com Samaris. A equipe africana acordou na etapa final e até empatou com Bony, mas as Moiras, que determinam o destino de todos, penderam para o lado helênico e um pênalti redentor no fim fez de Samaras um herói, que sofreu e assinalou de pênalti.

O rival grego da próxima fase será a Costa Rica, primeira colocada no Grupo D, que deixou para trás Itália e Inglaterra. O duelo será na Arena Pernambuco, no próximo domingo, às 17h (de Brasília).

Vaga inédita nas oitavas de final da Copa do Mundo é celebrada pelo time grego

Soberba marfinense e boas mexidas gregas

Com Drogba como titular pela primeira vez na competição, a Costa do Marfim entrou para o confronto com ares de favorita. Afinal, tinha em seu time, além do próprio atacante, jogadores de destaque internacional, como Yayá Touré, Kalou e Gervinho. A Grécia, ao contrário, não dispunha de muita qualidade técnica; Por isso, fez do coração a sua arma principal para o confronto. Só a transpiração poderia fazer a diferença para os europeus.

Drogba, enfim, começa jogando, mas não decide a partida em Fortaleza

Sem qualquer tipo de jogador que pudesse comandar as jogadas no meio de campo, a Grécia teve de acionar seus laterais para poder ir à frente. Torosidis, pela direita, e Cholevas, pela esquerda, foram as principais armas do técnico Fernando Santos nos 45 minutos iniciais. A Costa do Marfim, preguiçosa e até um pouco vítima da própria soberba devido ao favoritismo de véspera, sempre exagerava no momento crucial de definição dos lances, seja com um toque de efeito ou com um drible a mais. Sendo assim, não deu trabalho a nenhum dos goleiros gregos, já que Karnezis, contundido, teve de ser substituído por Glykos na metade da etapa inicial.

Aos poucos e com paciência, a Grécia passou a dominar as ações. A primeira chance clara veio em contra-ataque iniciado por Cholevas. A bola chegou aos pés de Samaras, que serviu o próprio Cholevas. Ele chegou em velocidade e carimbou o travessão. Sentindo-se mais à vontade em campo, os gregos decidiram apertar a saída de bola da frágil defesa marfinense. E foi nessa que se deu bem pouco antes do intervalo. Tioté falhou ao tentar dar passe de primeira. Samaris roubou a bola tocando para o quase xará Samaras e recebeu na frente. Cara a cara com o goleiro, ele não perdoou e marcou o primeiro gol da Grécia na competição. Placar justo para os 45 minutos iniciais. O curioso é que Samaris não começou jogando. Ele substituiu o lesionado Kone logo aos 11 minutos, sendo a primeira das duas mexidas gregas na primeira etapa.

Samaris marca e parte para comemorar o seu gol no primeiro tempo da partida

Reação africana, mas gol no fim classifica a Grécia

A necessidade de fazer ao menos um gol obrigou a Costa do Marfim a mudar de postura no segundo tempo. Em vez de toques insistentes pelo meio, a equipe do técnico Lamouchi passou a abrir mais as jogadas. Drogba teve até boa chance em cruzamento de Aurier, mas chargeou o goleiro e o lance foi parado. Com a vantagem em mãos, a Grécia só saía na boa, mas tinha dificuldade para concatenar as jogadas com os atacantes, já que Samaras e Salpingidis têm pouca velocidade. O meia Lazaros, quando tinha espaço, até foi capaz de arriscar uma jogada individual e quase ampliou a margem no placar. Salpingidis, em chute de fora, também assustou os africanos.

O último terço da partida foi de pura exposição da Costa do Marfim. Ao tentar atacar com muita gente, oferecia espaços imensos para os contragolpes gregos. Assim sendo, os africanos ficaram entre a cruz e a espada. Buscavam a todo custo um gol, cientes de que o adversário poderia fechar a conta a qualquer momento. Nessa tônica, era a Grécia quem levava mais perigo, muito mais perto de ampliar a vantagem do que de sofrer a igualdade. Em mais uma saída rápida, Karagounis recebeu e tentou de fora, carimbando o travessão marfinense mais uma vez.

Bony comemora o empate

Depois de correr tantos riscos e o adversário não aproveitar, a Costa do Marfim foi impiedosa. Na primeira chance cristalina que teve, igualou o marcador. E justamente com uma jogada no lado do campo foi utilizada. Gervinho recebeu pela esquerda e serviu Bony, que bateu rasteiro, de primeira, sem chance para Glykos. Bony entrara pouco antes justamente no lugar de Tioté. Ou seja, para salvar a pele do companheiro que falhara no gol grego.

Quando a Grécia parecia sem forças para voltar à frente no marcador, mostrou que guerreiros não morrem de véspera, Surgiu uma oportunidade derradeira e justa com o que se desenrolava em campo. Sio, que entrara pouco tempo antes, derrubou Samaras na área nos acréscimos. O mesmo Samaras foi para a cobrança e garantiu a heroica classificação grega. No fim das contas, a bravura fez a diferença. Nem sempre o futebol é feito de justiça. Mas desta vez foi. A Grécia mereceu e fez história.

Grécia avança, e resta aos jogadores marfinenses lamentar a eliminação precoce


Grécia 2 x 1 Costa do Marfim

Copa do Mundo – Grupo C


Local: Estádio Castelão, Fortaleza (CE)

Data: 24 de junho de 2014, terça-feira

Horário: 17 horas (de Brasília)

Árbitro: Carlos Vera (EQU)

Assistentes: Christian Lescano (EQU) e Byron Romero (EQU)

Cartões amarelos: Costa do Marfim: Serey Die, Kalou, Drogba

Gols: Grécia: Samaris 42’ 1º T e Samaras 47’ 2º T; Costa do Marfim: Bony 29 2º T

Grécia: Karnezis (Glykos); Torosidis, Manolas, Papasthatopoulos e Holebas; Kone (Samaris), Maniatis, Karagounis (Gekas), Christodoulopoulos e Salpingidis; Samaras

Técnico: Fernando Santos

Costa do Marfim: Barry; Aurier, Kolo Touré, Bamba e Boka; Tioté (Bony), Serey Die e Yaya Touré; Kalou, Drogba (Diomande) e Gervinho (Sio)

Técnico: Sabri Lamouchi

O CARA

Georgios Samaras

Samaras comemora gol que garantiu a classificação histórica dos gregos para as oitavas

Grande herói da classificação grega, Samaras deu a assistência para o primeiro gol, sofreu o pênalti no final do jogo e converteu a cobrança, dando a vitória no último minuto e levando a Grécia às oitavas de final. Detalhe: a cobrança de pênalti foi seu primeiro chute em direção ao gol em toda a fase de grupos da Copa. Aparece quando precisa!

OS GOLS

42′/1T: GOL DA GRÉCIA!

Tioté erra na saída de bola, Samaris toma a bola, tabela com Samaras e bate na saída do goleiro Barry.

29′/2T: GOL DA COSTA DO MARFIM!

Kalou dá lindo passe para Gervinho, que encontra Bony na área. O atacante completa o cruzamento com um chute de primeira, empatando para os marfinense.

48′/2T: GOL DA GRÉCIA!

Samaras é derrubado na área aos 46 minutos do segundo tempo, e o árbitro marca pênalti! Na cobrança, o próprio atacante converte e classifica a Grécia às oitavas.

A TÁTICA

Grécia x Costa do Marfim

A Grécia iniciou o jogo em um 4-3-3, mas rapidamente trocou para um 4-2-3-1, com Kone indo para a posição central no tridente ofensivo. Com apenas 12 minutos, Kone se contundiu e deu lugar a Samaris, que foi para a mesma posição. Já a Costa do Marfim começou com o esquema e se manteve nele por um bom tempo, sem muita mobilidade de posições entre os jogadores. Cheick Tioté era o volante com maior liberdade, enquanto Serey Die ficava mais preso à marcação.

A ESTATÍSTICA

24

O gol de Bony que empatou o jogo foi o 24º de um substituto nesta Copa, superando os 23 de 2006 e se estabelecendo como o novo recorde em Copas do Mundo.

Samaras dá vaga a Grécia. Gervinho e Drogba vão bem na Costa do Marfim

A sangue frio e na base da raça, time grego vai melhor em campo e se garante nas oitavas em cima da displicência marfinense, que pouco criou na Arena Castelão

KARNEZIS - GOLEIRO
Acabou se contundindo na metade do segundo tempo. Mas, enquanto esteve em campo, não comprometeu a meta grega.
Nota: 5

CHOLEVAS - LATERAL-ESQUERDO
Apoiou bem pela esquerda, mas não conseguiu boas finalizações.
Nota: 4,5

PAPASTATHOPOULOS - ZAGUEIRO
Bem no setor defensivo. Conseguiu salvar algumas das jogadas de ataque da Costa do Marfim e garantir a defesa salva.
Nota: 6

MANOLAS - ZAGUEIRO
Também segurou bem o setor defensivo e não teve culpa no gol marfinense.
Nota: 5,5

TOROSIDIS - LATERAL-DIREITO
Não criou muito pelo seu setor, mas também não comprometeu em campo. Teve atuação sem muoto destaque.
Nota: 5

MANIATIS - VOLANTE
Bem na saída de bola. Não comprometeu as jogadas, embora não tenha passado muito do meio de campo.
Nota: 5,5

CHRISTODOULOPOULOS - ATACANTE
Além do chutaço que obrigou Barry a fazer grande defesa, passou pelo meio de campo grego sem ser muito percebido.
Nota: 5

KARAGOUNIS - MEIA
Esforçado durante todo o primeiro tempo e atuante no setor ofensivo, cansou na etapa final. Mesmo assim, sempre ajudou nas articulações do ataque grego.
Nota: 6

KONE - MEIA
Não teve muito tempo para mostrar o seu futebol em campo. Sentindo dores, acabou substituído no início do jogo.
Nota: 5

SAMARAS - ATACANTE
Herói do jogo para a Grécia. Aos 47 minutos da etapa complementar, ele teve sangue frio para marcar o gol da classificação grega.
Nota: 7

SALPINGIDIS - ATACANTE
Ameaçou o gol de Barry mais de uma vez. Passeando entre o meio e o setor direito, teve boas chances de marcar, mas passou em branco.
Nota: 6

GLYKOS - GOLEIRO
Substituiu à altura Karnezis. Fez boas defesas e ajudou na classificação grega.
Nota: 6

SAMARIS - MEIA
Na falha da defesa da Costa do Marfim, foi objetivo e marcou o gol da Grécia. Mas acabou caindo de rendimento na segunda etapa.
Nota: 5,5

GEKAS - ATACANTE
Passou despercebido. Não foi influente no setor ofensivo grego.
Nota: 3

BARRY - GOLEIRO
Fez boas defesas, mas não salvou a Costa do Marfim da desclassificação na cobrança de pênalti. Mas merece destaque no jogo.
Nota: 5,5

AURIER - LATERAL-DIREITO
Não esteve bem no jogo. Pouco criativo, não subiu muito e deixou o lado direito marfinense desprotegido.
Nota: 4,5

BAMBA - ZAGUEIRO
Esteve indeciso durante boa parte do jogo. Deixou a zaga frágil.
Nota: 4,5

KOLO TOURÉ - ZAGUEIRO
O melhor da defesa marfinense. Mais seguro, tentou segurar a pressão na sua defesa, mas sem êxito.
Nota: 5

BOKA - LATERAL-ESQUERDO
Fez boas investidas, mas sempre objetividade nas finalizações e cruzamentos.
Nota: 5

SEREY DIE - VOLANTE
Saiu-se bem no seu setor, roubou bolas e faz bonito na saída de bola. Porém, não foi dos que mais marcou.
Nota: 5

TIOTÉ - MEIA
Irregular em campo, vacilou no gol sofrido pela Costa do Marfim, ao entregar bola nos pés do jogador adversário.
Nota: 4

YAYÁ TOURÉ - VOLANTE
Astuto em campo, mas deixando a desejar na finalização, foi destaque no meio do time marfinense. Quase marca em jogada individual.
Nota: 6

KALOU - MEIA
Inconstante é a palavra para defini-lo. Variou boas jogadas e lançamentos ao ataque com passes errados e bolas fáceis perdidas.
Nota: 4,5

DROGBA - ATACANTE
Na sua primeira vez como titular nesta Copa, não repetiu as boas atuações que o tornaram o ídolo que é, mas mostrou interesse na partida, tentou furar o bloqueio grego a todo custo e, com visão de jogo, acionou bem seus companheiros de ataque.
Nota: 6,5

GERVINHO - ATACANTE
O melhor em campo pela Costa do Marfim. Atuante no setor ofensivo, ele levou perigo em quase todas as chances criadas pelos africanos. E deu o passe para o gol de Bony, que garantiu a classificação.
Nota: 7

BONY - ATACANTE
Marcou o gol de empate da Costa do Marfim e avançou ao ataque na tentativa do desempate. Mas sem tanta habilidade.
Nota: 6

DIOMANDÉ - VOLANTE
Passou despercebido.
Sem nota

SIO - ATACANTE
Não ajudou no ataque e ainda cometeu pênalti em Samaras, que resultou no gol da classificação grega.
Nota: 3 


Fonte: Cassius Leitão e Roberto Leite/GE.COM – GENET -  Leonardo de Escudeiro/Trivela    

Foto: Agência Reuters – AFP