UCL – Grupo H
Dragões vencem e deixam encaminhado 1º lugar do grupo H
Já classificado para a próxima fase, o Porto não teve dificuldades para vencer o BATE Borisov por 3 a 0 fora de casa nesta terça-feira e encaminhar o primeiro lugar do grupo H da Champions League. Herrera, Jackson e Tello balançaram as redes.
A superioridade dos dragões foi sempre evidente ao longo do jogo, mas só no segundo tempo a equipe de Lopetegui chegou aos gols. Herrera abriu o marcador, aos 11 minutos. Depois, Jackson ampliou a vantagem, aos 20, e marcou o seu quinto gol em cinco jogos pela Champions.
Mesmo com a vantagem, o Porto seguiu pressionando. E Herrera foi decisivo mais uma vez. O atacante viu a passagem de Cristian Tello nas costas da defesa e fez belo passe. O espanhol recebeu na cara do goleiro e ampliou.
Com a vitória, a equipe lusa foi a 13 pontos e abriu cinco de vantagem para o Shakhtar Donetsk, segundo colocado, que enfrenta ainda hoje o Athletic Bilbao.
Já classificado para a próxima fase, Porto chega a quarta vitória na Champions League
Gol de San José garante a primeira vitória dos bascos na Champions
A notícia da vitória do Porto, nesta terça-feira, que classificou o Shakhtar antes mesmo de entrar em campo para a próxima fase da Champions League, provavelmente não teve um efeito muito positivo em campo para os ucranianos. Jogando com o Athletic de Bilbao, até então o pior time da chave, eles foram surpreendentemente derrotados em casa, por 1 a 0, em Lviv, e terminarão a fase de grupos em segundo lugar, com ainda uma rodada restando.
As atenções antes da partida estavam voltadas para Luiz Adriano, que poderia fazer história ao marcar dez gols na fase de grupos da competição pela primeira vez na história. Porém, o atacante foi pouco participativo, principalmente no primeiro tempo, e adiou a possibilidade, vendo ainda a sua equipe ser dominada durante praticamente todo o jogo.
Os brasileiros, como sempre, tomaram conta da escalação da equipe ucraniana e criaram as oportunidades de gol, mas Alex Teixeira e Douglas Costa não conseguiram converter em gols as oportunidades. O time espanhol foi bem no primeiro tempo e criou problemas para os donos da casa, que conseguiram se defender bem.
Porém, aos 23 do segundo tempo, San José marcou o único gol da partida. Depois de cruzamento de Beñat, o zagueiro subiu mais alto que a defesa e cabeceou para o fundo das redes.
No final, o Shakhtar ainda poderia ter saído com o empate, mas o árbitro inglês Mark Clattenburg não viu a mão de Balenziaga cortando o chute de Marlos, o que poderia ter se transformado em pênalti já no final da partida.
Com oito pontos, o Shakhtar não tem condições de lutar pela primeira posição e deve enfrentar uma potência nas oitavas de final. Já o Porto, com 13 pontos, garantiu a liderança.
Já classificados, ucranianos são surpreendentemente derrotados em casa e vão ficar na segunda posição do Grupo H