Com contrato curto, Kleina dá início às mudanças no elenco do Bahia

Ex-técnico do Palmeiras, Gilson Kleina tem até dezembro para tirar o Bahia do ‘buraco’ na disputa do Campeonato Brasileiro. A equipe aparece na zona de rebaixamento e precisa mais do nunca engatar uma sequência de vitórias para escapar da degola. O novo treinador sabe disso. E já começou as mudanças necessárias para cumprir tal objetivo. Kleina também espera poder contar com Romagnoli – campeão da Libertadores da América com o San Lorenzo, na última quarta-feira, e com pré-contrato assinado com o Tricolor (deveria ter se apresentado em julho ao clube de Salvador).

“Conversei com a diretoria, e o que sei é que ele assinou um pré-contrato e teria uma data para se apresentar. A equipe dele foi campeã da Libertadores, ele estava envolvido na competição, tem que respeitar o que aconteceu na vida do atleta. Todos os esforços estão sendo feitos para que ele possa vir. Claro que tem que ver em que situação está o contrato. Vou fugir um pouco da pergunta, porque não sei da condição disso tudo. Mas se o Romagnoli chegar, será recebido de braços abertos”, disse Kleina, que foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira no Fazendão pelo presidente Fernando Schmidt.

Ao lado do presidente Fernando Schmidt, GIlson Kleina conheceu as dependências do Bahia, seu novo clube

A experiência de Kleina no Palmeiras serviu, entre outras coisas, para ele ter consciência de que nem sempre tudo sai conforme o esperado. Quando chegou ao Verdão, também tinha a missão de evitar o rebaixamento à Série B. Não conseguiu. Mas foi fundamental na campanha vitoriosa dos paulistas na segunda divisão. No Bahia, ele promete que a história será diferente. Nada de segundona.

“São dois momentos distintos. No Palmeiras, tínhamos 12 jogos para fazer um percentual maior. As coisas não aconteceram. Mas tive o privilégio de trazer o Palmeiras para a Primeira Divisão no ano seguinte. O percentual nosso daqui do Bahia também exige atenção. Vamos passar isso para os atletas. Mas já houve uma reação. A equipe está jogando diferente. As coisas encaixaram de outra forma com o Charles. Temos condições de conviver com outra realidade, mas estamos na 15ª rodada, na zona de rebaixamento, e precisamos viver um jogo por vez”, ponderou.

Novo técnico já teve a chance de passar instruções e se apresentar ao elenco que tem em mãos no Tricolor

Gilson Kleina elegeu o auxiliar técnico Charles Fabian como seu novo braço direito. Sem muito tempo ainda para avaliar a qualidade do elenco, o novo treinador não projetou eventuais contratações e ainda não indicou nenhum nome à diretoria, mas prometeu tirar o máximo de cada atleta para conseguir sair da crítica situação.

“A gente trabalha respeitando a característica de cada elenco. Estamos tirando a pressão dos jogadores. Vamos tentar jogar com mais alegria, dinamismo, mas com seriedade. Não podemos abrir mão de uma marcação alta. Mas, com a bola, tem que ter ousadia. Dar a liberdade para os jogadores terem criatividade, finalizar de média e longa distância. Ver o motivo pelo qual o Bahia não arremata. Vou analisar isso no dia a dia”, finalizou.

O primeiro compromisso será no sábado, contra o Corinthians, na Arena, em São Paulo, às 21 horas (de Brasília), em jogo válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Ao lado do presidente, Kleina foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira e prometeu tirar o Bahia da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro


Fonte: Gazeta

Fotos: Divulgação/E. C. Bahia