Neste domingo (22), o Bahia fez valer o mando de campo o venceu o seu grande rival Vitória por 2 a 1, na Arena Fonte Nova, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Como não poderia deixar de ser, foi um triunfo na raça, com um gol salvador marcado por Edigar Junio no final da partida. Após um empate por 0 a 0 na etapa inicial, Mendoza abriu o placar para o Tricolor. Porém, a festa da torcida parou por alguns instantes quando o zagueiro Wallace empatou para o time rubro-negro. Porém, o camisa 11 do Bahia mostrou quem manda e o Tricolor saiu com os três pontos.

O Bahia agora subiu para a 11ª colocação no Campeonato Brasileiro, e, com 38 pontos, se afasta do Z-4. O Tricolor abriu seis pontos de vantagem para a Ponte Preta, que abre a zona de rebaixamento. Já o Vitória está a apenas um ponto da degola, na 16ª posição, e pode entrar na zona de descenso caso a Ponte Preta vença o Avaí.

O próximo desafio do Tricolor é o Fluminense, no próximo domingo (29), às 16h, no Maracanã.

O TRIUNFO

O primeiro tempo da partida mostrou duas equipes com propostas distintas: o Bahia jogando mais pra cima, mantendo a posse de bola e marcando no campo de ataque. Já o rival se defendia e buscava o contra-ataque. Porém, poucas chances de gol foram criadas para ambos os lados nessa primeira etapa.

O Vitória teve a primeira boa chance da partida aos 33 minutos, com David que recebeu livre pela esquerda, invadiu a área em velocidade, mas chutou na rede pelo lado de fora.

O Bahia chegou bem aos 41, Mendoza recebeu de Renê Júnior. O colombiano não dominou bem, mas bateu forte de fora da área, obrigando Caíque a fazer boa defesa.

O que faltou de chances, sobrou em força física. O primeiro tempo teve quatro cartões amarelos mostrados, três para o time do Vitória.

O Bahia conseguiu abrir o placar no primeiro minuto do segundo tempo. Zé Rafael recebeu lançamento, tentou o passe, o zagueiro Wallace tentou cortar, mas a bola sobrou redondinha para Mendoza bater no contrapé do goleiro e sair pro abraço.

O Bahia recuou após o gol e chamou o Vitória para cima. O rubro-negro teve duas boas chances na partida. Aos 15, David recebeu de Neilton na grande área, cortou pro meio e bateu na trave. Aos 25, Tréllez recebeu lançamento, ganhou da marcação e bateu na saída de Jean, mas a bola foi pra fora

Aos 37 da segunda etapa, o Vitória chegou ao empate. Após escanteio, a zaga do Bahia bateu cabeça e a bola sobrou para o zagueiro Wallace, que marcou o gol de empate em 1 a 1.

O gol sofrido deu ânimo ao Bahia que voltou ao ataque. Aos 42, Edigar Junio recebeu após boa jogada de Régis e bateu para defesa de Caíque. Na cobrança de escanteio, aos 43, a bola sobrou para Edigar Junio, que livre na área, fez o gol do triunfo tricolor.

FICHA TÉCNICA
Bahia 2x1 Vitória
Campeonato Brasileiro – 30ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 21/10/2017
Horário: 16h (Horário da Bahia)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Michael Correia e Silbert Faria Sisquim (ambos do RJ)
Assistentes adicionais: Leonardo Garcia Cavaleiro e Carlos Eduardo Nunes Braga (ambos do RJ)

Cartões amarelos: Mendoza, Edigar Junio (Bahia) / Neílton, Ramon, Fred (Vitória)

Gols: Mendoza (Bahia), Wallace (Vitória), Edigar Junio (Bahia)

Bahia: Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Matheus Reis; Edson, Renê Júnior, Allione (Thiago Martins) e Zé Rafael (Matheus Salles); Mendoza e Edigar Junio. Técnico: Paulo César Carpegiani.

Vitória: Caíque; Caíque Sá, Fred, Wallace e Juninho; Ramon, Uillian Correia (André Lima), Yago (Danilinho) e Neilton (Cleiton Xavier); David e Santiago Tréllez. Técnico: Vagner Mancini.