Com divergências internas, conselho do Bahia terá nova reunião na próxima terça

Há dois meses sem o agendamento de uma nova reunião do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Bahia, parte dos conselheiros decidiu, baseado no estatuto da agremiação, convocar uma assembleia extraordinária para o próximo dia 10 de junho.

Com trinta e quatro assinaturas, quatro a mais que o necessário de acordo com o que está no documento, obrigando o mínimo de 30% dos conselheiros para que seja realizada a convocação, haverá mais um encontro entre os membros do Conselho Deliberativo na próxima terça-feira (10), às 19h, no Edifício The Plaza, localizado no bairro de Ondina.

A decisão do grupo de conselheiros não foi bem aceita internamente por todos. Por examplo, a Associação Bahia Livre (ABL), liderada pelo vice-presidente do Conselho Deliberativo, Jorge Maia, emitiu uma nota contra a decisão, que gerou muita polêmica.

Segundo o texto, os membros que assinaram o documento solicitando uma reunião extraordinária estariam interessados em modificar o estatuto do clube, citando o grupo de oposição ao ex-presidente ‘Revolução Tricolor’, e também afirma que o grupo se uniu em caráter ‘político e eleitoreiro’.

Conheça o Scout torcidabahia.com

Por outro lado, nas redes sociais, conselheiros que assinaram o documento exigindo a realização de um novo encontro se defenderam e mostraram insatisfação com a ABL, após o texto publicado no Facebook. Um deles foi Theodomiro Rodrigues: 'O tempo do amém no Conselho Deliberativo acabou. Vamos trabalhar, tem assuntos importantes que precisam ser debatidos', postou.

Não só ele se manifestou. Conselheiros como Roberto Mendes, Célia Oliveira e Pedro Henriques também usaram o Twitter para reforçar a ideia do novo encontro que, segundo eles, faz parte de uma nova democracia existente no clube.

Até então, em nove meses da gestão do presidente Fernando Schmidt, o Conselho Deliberativo se reuniu em doze oportunidades.

Confira os principais temas da próxima reunião:

* Elaboração de anteprojeto de alteração do Estatuto do Clube para resolver as inconsistências existentes, além da inclusão das Embaixadas;

* Conhecer e opinar sobre as contas e o parecer do Conselho Fiscal relativo ao exercício financeiro encerrado em 31/12/2013;

* Arena Itaipava e a Diretoria Executiva: informe das atuais tratativas, inclusive a respeito da Arena Tricolor, bem como sobre as estratégias para renovação do contrato.

* Listagem constando o percentual dos direitos econômicos e os prazos dos direitos federativos dos jogadores das Divisões de Base e do Futebol Profissional para o conhecimento dos Conselheiros.


Fonte: Felipe Santana/Bahia Notícias

Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias