Tricolor precisa conquistar triunfos nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro para permanecer na elite do futebol nacional. Time ocupa a 19ª posição da tabela

A receita para o Bahia evitar o rebaixamento é clara. Na 19ª colocação com 31 pontos, o Tricolor precisa vencer as quatro partidas restantes e somar os 12 pontos em disputa para permanecer na elite do futebol nacional. O histórico, entretanto, joga contra. Desde que voltou a disputar a Série A, em 2011, o time baiano nunca conseguiu engatar quatro triunfos seguidos. O máximo que obteve foi na temporada passada, com três vitórias entre a 35ª e a 37ª rodada.

Bahia tem nove jogos sem triunfos na Série A. O último foi sobre o Flamengo (Foto: Getty Images)

No Brasileirão deste ano, o Bahia tem sete vitórias, mesmo número do lanterna Criciúma. Em três situações, a equipe azul, vermelha e branca conseguiu vencer partidas em sequência. No início do campeonato, bateu o Figueirense e logo em seguida o Botafogo. No segundo turno, novos triunfos sobre os times de Santa Catarina e Rio de Janeiro. A terceira série de bons resultados ocorreu diante de Sport e Flamengo, também na segunda metade da Série A.

O histórico na Série A não serve de inspiração para o Bahia, assim como o desempenho no primeiro turno. Nas quatro partidas que encerraram a primeira metade do Brasileiro, o Tricolor conquistou apenas dois pontos, ao empatar com Coritiba e Atlético-PR. 

O Bahia tem seis pontos a menos que o Coritiba, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Nesta quarta-feira, o time baiano encara o Criciúma, último colocado da tabela de classificação. Com um triunfo no Heriberton Hülse, o Tricolor mantém viva a esperança de deixar o Z-4 até o fim da competição, já que tem um confronto direto com o Coxa na última rodada.

Tricolor precisa vencer os jogos restantes para permanecer na Série A (Foto: Arte/ GloboEsporte.com)