O meia Vinícius, um dos artilheiros do Bahia em 2018, está com o seu contrato com o clube perto do final e esta questão, que se arrasta desde o primeiro semestre, segue indefinida. Francisco Godoy, empresário do jogador, concedeu entrevista ao site Bahia Notícias, declarando que o meia espera uma resposta do clube para a renovação do vínculo:
Fizemos uma proposta faz um tempo e estamos no aguardo. O desejo do jogador é ficar. Ele ama o Bahia, um clube que abriu as portas para ele. É um clube organizado, excepcional. Na minha opinião, é um dos mais organizados do Brasil. Estamos esperando uma posição. Ele deixou claro que o desejo dele é permanecer.
No último mês de outubro, quando concedeu sua última entrevista coletiva, Vinícius confirmou que quer permanecer no Bahia e se mostrou confiante na renovação do seu contrato:
A gente chegou a iniciar essa renovação, mas aconteceram algumas coisas como a queda do Guto Ferreira, e esse assunto ficou em segundo plano. Mas a minha preferência sempre foi renovar aqui. Deixei isso bem claro com o Diego. Foi o clube que me deu oportunidade, todo mundo sabe o carinho e respeito que tenho no Bahia. Tenho certeza que o desfecho vai ser o melhor possível. Vou deixando sempre o Diego a par de tudo. Minha preferência é renovar.
O Bahia não costuma comentar sobre negociação. Em entrevista ao Bahia Notícias no início de novembro, Vitor Ferraz, vice-presidente do Tricolor, disse que a diretoria aguarda o fim da temporada para tomar estas decisões:
A gente evita falar do ano de 2019 enquanto não temos um indicativo de resolução em 2018. Mas evidentemente que um planejamento não se faz em dois meses. O timing é para as medidas mais incisivas. Internamente a gente conversa, faz análises constantes, o Departamento de Análise de Desempenho tem um trabalho dioturno. Eles não fazem 'Ah, vamos parar para analisar possíveis contratados para 2019'. O acompanhamento de alguns atletas é feito durante todo o ano. Já temos esse mapeamento sendo feito, temos atletas em potencial identificados, conversas muito reservadas, sondagens e já temos análises internas sobre o que a gente pretende para o ano que vem. Quando tivermos uma tranquilidade maior no Campeonato Brasileiro, vamos ampliar o debate.
Em 2018, Vinícius fez 58 partidas, marcando 12 gols e dando 11 assistências.