Além dos novos reforços e das novidades na comissão técnica, o Bahia também tem passado por mudanças que se refletem nos treinos da equipe. Para 2018, o Departamento de Análise de Desempenho (Dade) ganhou o reforço de Ari Júnior, que já trabalhou no América-MG e estava no Kashiwa Reysol, do Japão. Com o profissional, os treinos do Bahia passaram a contar com um drone para coletar informações sobre as movimentações dos jogadores e auxiliar o treinador Guto Ferreira.
Em entrevista ao site Globo Esporte, Ari Júnior explica o uso do drone:
O departamento todo funciona numa forma de criação de dados que possibilite uma melhor tomada de decisão de vários setores do clube que ajude a uma metodologia e didática melhores ao atleta, ao entendimento do que o Guto quer. O que a gente pode estar auxiliando na melhor forma possível
O profissional explica que as imagens capturadas pelo drone ajuda nos ajustes de ações coletivas e individuais dos jogadores, podendo analisar erros e acertos de uma forma mais profunda:
A captura da imagem é o primeiro start, é o registro do que a gente vai poder estudar depois. A gente registra as imagens de uma angulatura melhor. Tenta dar o melhor auxílio nesse sentido para depois chegar no atleta com a facilidade mais fácil de entendimento. A gente está alinhando os conceitos, os princípios de jogo que ele tem, que ele quer implantar, que ele tem em mente para esse grupo, essas características de atletas que estão aqui, para a gente poder, com isso, auxiliar nas correções, nas tomadas de decisões. São correções de posicionamento do âmbito coletivo, do âmbito individual. É o que auxilia eles e enriquece o conteúdo do jogador.
Ari ainda ressaltou a importância do uso da tecnologia:
É mais um que vem para somar, auxiliar a informação com um condutor mais rápido, que é a imagem, ampliar um pouco melhor o entendimento do que vai ser solicitado durante o jogo. A prática nos leva a tudo, mas o condutor de informação visual nos ajuda à confirmação que vai ser feita no campo.
Os jogadores do Bahia conheceram a novidade nos treinos desta semana e foram conferir o funcionamento do aparelho. O volante Edson falou ser a favor do uso do drone, dizendo que agora os jogadores não vão poder dar a mais a "roubadinha" no treino, ou seja, relaxar durante a atividade:
A gente sabe que alguns clubes estão se modernizando cada vez mais. É uma coisa boa porque filma o treino todo de longe pontualmente. Eu até brinquei que a gente estava trabalhando e desconcentrando com o drone e era para retirar o drone. Às vezes você dá uma “roubadinha” no treino e tal, daí o drone está te filmando...[risos] Brincadeira. O clube está certo, tem que se modernizar a cada ano, a cada mês porque o futebol está em evolução. A gente está vendo que o clube não está ficando para trás, quer sempre crescer e a gente está apto a poder ajudar com dedicação e empenho
Segundo Ari Júnior, o drone é um ótimo instrumento para registrar as atividades e que, muito em breve, novos métodos surgiram para aprimorar os treinos dos clubes:
Sem dúvida é uma forma de registro muito boa. Virão mais evoluções, e a gente tem que estar sempre apto.