Doriva aprova estreia no Baianão 2016, mas aponta “margem de evolução”

Treinador fala em utilizar tempo de treinos até a segunda rodada para consertar as falhas defensivas demonstradas pela equipe contra a Juazeirense, em Pituaçu

O Bahia passou sufoco para vencer a Juazeirense de virada na tarde deste domingo. Após sair atrás do placar, o Tricolor contou com a expulsão do zagueiro Ricardo Braz e ditou o ritmo da partida, que terminou com o placar de 3 a 2. O resultado fez o time largar bem no Campeonato Baiano 2016, mas deixou algumas ressalvas. Após o jogo, o técnico Doriva reconheceu falhas na equipe, principalmente no setor defensivo, que vacilou nos dois lances que resultaram nos gols do Cancão de Fogo.

- A gente deixou a desejar na linha defensiva. Em adiantar a marcação. É um conceito novo que estamos implementando. Entendo assim o futebol. Não conseguimos. Bolas longas entraram. Precisamos melhorar nesse quesito.  É um início de trabalho. Os atletas estão assimilando. O Tigre [goleiro da Juazeirense] foi muito feliz. Tivemos um retardo, poderíamos ter cortado. Não aconteceu. Falha que precisamos corrigir. Temos tempo. Temos dez dias para consertar tudo que não gostamos e repetir o que gostamos. Teve muitas coisas boas – disse Doriva.

O Bahia venceu a Juazeirense de virada na tarde deste domingo (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / E.C. Bahia)

As coisas boas citadas por Doriva ocorreram no campo de ataque. O Bahia trocou bons passes e os atletas de frente se movimentaram bastante. O destaque ficou por conta do atacante Hernane, que marcou dois gols. Apesar dos elogios, o técnico tricolor acredita que o time pode evoluir no decorrer da temporada.

- Lógico teve coisas boas. Mais coisas boas do que ruins. A equipe está em formação. Amadurecendo. Entendendo alguns conceitos que estamos implementando. Natural que tenha dificuldade de início. Houve coisas boas, parâmetros importantes. Continua tendo margem de melhora. Coletivo e individual. Tomamos dois gols que nos surpreendeu. Sair atrás é sempre difícil. A equipe teve força para se recuperar, buscar o resultado. Estamos em um bom caminho – declarou o técnico.

Doriva terá um bom tempo para consertar os erros do time e promover uma evolução nos pontos positivos. O Bahia só volta a jogar oficialmente no dia 11 de fevereiro, após o carnaval, quando enfrenta o Flamengo de Guanambi, na Fonte Nova, pela segunda rodada do Campeonato Baiano. Até lá, o treinador planeja fazer um amistoso para dar mais ritmo aos jogadores.

- Tiramos parâmetros importantes para corrigir, fazer mudanças. Como não temos jogo na sequência, dá para trabalhar. O benefício é esse. Nesse meio tempo, vamos tentar fazer um amistoso para dar volume e intensidade de jogo – afirmou.

Confira outras declarações de Doriva:

RÔMULO

- Quando você monta uma equipe, obviamente você quer substituir atletas da frente ou colocar atletas que tem mais dinâmica de ataque. Não tive como fazer isso. Tive que colocar o Mário no lugar de João [Paulo], que sentiu a virilha. O Rômulo entrou bem, articulou, achou passes. Fiquei feliz com a atuação dele.

CHANCES DESPERDIÇADAS

- Não me preocupa. No futebol, você controla performance. Chances de gol, faz ou perde. Fizemos três. Poderíamos ter feito seis. Infelizmente não saíram. Falhamos em algumas ações. Criamos e isso é um dado importante.