Com defesa zerada nos últimos quatros jogos, o Bahia busca manter fase positiva contra adversário com 100% de aproveitamento dentro de casa; partida será às 19h15

Nesta terça-feira (14), o Esquadrão enfrenta o Criciúma, em Santa Catarina, com a possibilidade de repetir o feito de sete anos atrás. A partida ocorrerá no estádio Heriberto Hülse, às 19h15

Dezessete dias, quatro jogos, 360 minutos. Esse é o tempo que o Bahia tem sem sofrer gols na Série B do Campeonato Brasileiro. Após ser tão criticada no início da temporada, com falhas marcantes em jogos decisivos, a defesa tricolor cresceu de produção nas últimas rodadas e atualmente é a menos vazada da Série B, ao lado de Londrina, Criciúma e Atlético-GO: são cinco gols sofridos em oito jogos. Não por acaso, o time emendou uma sequência de três vitórias consecutivas e vai entrar embalado para enfrentar o Criciúma, às 19h15 (horário de Brasília) desta terça-feira, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina.

Em números, o Bahia atual tem média de 0,625 gols sofridos por partida, número inferior ao do Campeonato Baiano - competição de nível técnico menor que o da Série B. No estadual, o Tricolor sofreu 11 gols em 12 jogos, teve média de 0,916 gols sofridos por jogo e sequer terminou o campeonato entre as cinco defesas menos vazadas.

Do ponto de vista das mudanças de peças, o melhor rendimento da defesa do Bahia tem relação com entrada do zagueiro Jackson no time titular. Contratado pelo Bahia no início de março, o defensor participou de todos os oito jogos da equipe na Série B e, sempre discreto, tem dado estabilidade ao setor.

Fico feliz pelo bom desempenho que a equipe conquistou defensivamente. Isso é mérito não só de nós zagueiros, mas de toda a equipe, que começa a marcar lá no ataque. Não sofremos gols nos últimos jogos e esperamos manter isso pelo maior número de jogos. Eu e o Lucas [Fonseca] procuramos conversar bastante durante os treinos para que as coisas possam sair da melhor maneira possível em campo. O Bahia tem um elenco de qualidade, com grandes zagueiros. O treinador só tem a ganhar com isso - disse o zagueiro Jackson.

Além do bom início do novato, a regularidade de Feijão e a mudança de posicionamento de Juninho também foram importantes para o melhor rendimento da defesa do Bahia. Testado como meia no início do ano, o último foi recuado para a sua posição de origem, como segundo volante, e se tornou o líder em desarmes na Série B, com 28.

Números da defesa do Bahia
Série B do Brasileiro: 5 gols sofridos em 8 jogos;
Copa do Brasil: 2 gols sofridos em 4 jogos;
Campeonato Baiano: 11 gols sofridos em 12 jogos.

E para mostrar que atravessa mesmo um bom momento, o Bahia terá uma grande prova de fogo nesta terça-feira. Em 3º lugar e separado por quatro pontos do próximo adversário, 6º colocado, o Tricolor terá que fazer o que ninguém fez: vencer o Criciúma no estádio Heriberto Hülse. Com 100% de aproveitamento em casa, o Tigre marcou oito gols em quatro jogos em Santa Catarina.

Para enfrentar o Criciúma, a defesa do Bahia deve ter uma mudança. Em entrevista concedida na véspera do jogo, Doriva indicou que deve poupar João Paulo e promover o retorno de Moisés à lateral esquerda. Na frente, Thiago Ribeiro, Luisinho e Régis disputam a vaga de Edigar Júnior, que está machucado. A provável escalação para o jogo de logo mais é: Marcelo Lomba; Tinga, Lucas Fonseca, Jackson e Moisés; Feijão, Juninho, Danilo Pires, Renato Cajá e Luisinho (Thiago Ribeiro); Hernane.

ESCALAÇÕES

Criciúma: Luiz; Ezequiel, Raphael Silva, Nathan e Marlon (Niltinho); Barreto, Douglas Moreira, Elvis e Juninho (Niltinho); Roberto e Gustavo. Técnico: Roberto Cavalo

Bahia: Marcelo Lomba; Tinga, Lucas Fonseca, Jackson e Moisés; Feijão, Juninho, Danilo Pires, Renato Cajá e Luisinho (Thiago Ribeiro); Hernane. Técnico: Doriva.

PENDURADOS

Bahia: Feijão, Renato Cajá, Luisinho, Hernane, Lucas Fonseca e Zé Roberto.

ESTÃO DE FORA

Criciúma: Heitor, Alex Maranhão e Rômulo.

Bahia: Mário, Yuri e Gustavo se recuperam de cirurgias, Edigar Junio trata de um trauma no tornozelo.
FICHA TÉCNICA

Provável escalação das equipes:

4-4-2 CRICIÚMA BAHIA 4-4-2
Luis GOL GOL M. Lomba
Ezequiel LAD ZAD Tinga
R. Silva ZAD
LAD L. Fonseca
Nathan ZAE ZAE Jackson
Marlon LAE LAE Moisés
Barreto VOL VOL Feijão
D. Moreira VOL VOL Juninho
Elvis MEC
MEC
D. Pires
Juninho MEC MEC R. Cajá
Roberto ATA
ATA
Luisinho
Gustavo ATA ATA Hernane
R. Cavalo. TEC TEC Doriva
RESERVAS
Campeonato Brasileiro Série B - 9ª Rodada
Local :  Heriberto Hülse
Data :  14/06/2016
Horário :  19h15
Público : 
Árbitro :  Leonardo Garcia Cavaleiro (RJ)
Assistentes :  Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Mauricio Coelho Silva Penna (RJ)

Leia também:
10K: Sócio Esquadrão se aproxima de marca importante
Central de Atendimento ao Sócio: Edigar Junio e Yuri estarão lado a lado do Sócio Esquadrão
Tinga prevê dificuldade com temperatura e pede foco na bola parada do Criciúma
Luisinho é barrado, e Thiago Ribeiro volta a ser titular no Bahia; confira escalação
Em bom momento, Doriva quer Tricolor com gordura para ter tranquilidade

Fonte: Ge.com