Bahia admite torcida fervorosa para ter Alemanha em Porto Seguro na Copa

No sorteio da Copa neste dia 6 de dezembro, as seleções participantes esperam escapar de confrontos mais duros na primeira fase. Por sua vez, o estado da Bahia, que abriga a cerimônia da Fifa em um complexo turístico na Costa do Sauipe, torce para que as bolinhas conspirem a favor do desejo de receber a seleção da Alemanha na cidade de Porto Seguro.

A delegação alemã foi uma das 14 que visitaram as ofertas de centro de treinamento e de instalações de hotéis da Bahia. A reportagem do UOL Esporte apurou que, apesar de um acordo prévio com Itu, a seleção de Joachim Low pode acabar em Porto Seguro, se o sorteio da primeira fase apontar jogos em sedes próximas à Bahia. Tudo graças à intervenção de uma empresa multinacional do país que opera no Brasil.

"Existe (a torcida pelos alemães), sim. A decisão é deles, a gente respeita. Mas nós estamos torcendo muito, e acho que nós temos condições", afirmou Ney Campello, secretario da Bahia para assuntos de Copa do Mundo (Secopa), nesta segunda-feira.

"Por que Porto Seguro? É a terceira maior oferta hoteleira do Brasil, maior até que a de Salvador em número de leitos. Tem um patrimonio natural impressionante. E Porto Seguro é até mais privilegiado do que Salvador para deslocamentos aéreos para o Sudeste", completou o secretario baiano do Secopa.

Além de integrar o rol de favoritas para o torneio de 2014, a Alemanha é tradicionalmente uma das nações que mais atrai contigente de mídia em Copas.

A Bahia tem dois centros de treinamentos incluídos no programa da FIFA para bases durante a Copa. Além do estádio Antônio Carlos Magalhães, em Porto Seguro, o estado também conta com uma localidade na Praia do Forte, em Mata de São João, mais próxima a Salvador.

Ao todo a Bahia investiu R$ 7 milhões em obras dos dois centros de treinamentos, através de benefícios do Ministério do Esporte – sendo R$ 3 milhões para o projeto de Porto Seguro.

Segundo o secretario Ney Campello, a previsão é que oito delegações internacionais façam vistorias nas duas instalações do estado após o sorteio da Copa, a partir do dia 7 de dezembro. O político diz que o cenário perfeito seria abrigar a Alemanha e uma seleção da África, em razão da ligação histórica da Bahia com o continente negro.

"Seria importante para a Bahia que uma seleção africana nos escolhesse também. Nós temos a cidade (Salvador) mais negra fora do continente africano, para a gente seria uma coisa bacana também", afirmou Ney Campello.


Bruno Freitas e Ricardo Perrone - UOL