O atacante Mendoza pode até ter feito dois gols e ter sido decisivo contra o Vasco, mas nenhum jogador do Bahia foi tratado com mais carinho pela torcida na partida do último domingo que o lateral-esquerdo Juninho Capixaba. Pedido antigo dos tricolores no time titular, Juninho fez, diante dos cariocas, o seu primeiro jogo na equipe principal do Bahia no Campeonato Brasileiro. E não precisou de muito para agradar.

A cada toque correto na bola, desarme ou boa jogada de Juninho Capixaba, os torcedores vibravam na arquibancada e incentivavam o jogador. Atitude que serviu de incentivo para o garoto de 20 anos, formado nas categorias de base do clube.

- A torcida é aquele nosso combustível extra dentro de campo. Eles sempre nos apoiam muito, são muito importantes, então fico feliz com esse carinho da torcida do Bahia e espero retribuir com bons jogos dentro de campo, ajudando a equipe juntos dos meus companheiros – disse Juninho Capixaba em entrevista ao GloboEsporte.com.

A tão aguardada estreia de Juninho como titular do Bahia era esperada há algum tempo pela torcida. Descontentes com o rendimento do então titular Armero e do primeiro substituto, Matheus Reis, os tricolores se manifestavam em redes sociais a favor da entrada de Juninho. Muito disso por conta do que viram nas apresentações do jogador durante o Campeonato Baiano, quando o então técnico Guto Ferreira escalou um time B para jogar parte da competição.

- Cheguei a ver sim [os pedidos da torcida], alguns amigos comentaram. Legal esse carinho da torcida, mas temos que trabalhar sempre no dia a dia com muito respeito e foco para podermos estar preparados quando a oportunidade chegar – acredita o lateral do Bahia.

Contra o Vasco, Juninho fez apenas o segundo jogo no Campeonato Brasileiro, nono dele no time principal do Bahia ao longo da temporada, números inferiores ao aproveitamento de Armero (21 jogos) e Matheus Reis (24) em 2017. O lateral, contudo, não se viu desprestigiado no elenco e afirmou que aprendeu muito com Guto Ferreira e Jorginho, treinadores que passaram pelo clube no ano.

- Cada treinador tem o seu estilo de trabalho. Importante que eu cresci tanto com o Guto quanto com o Jorginho. São dois treinadores experientes, então pude aprender com eles. Eu segui trabalhando forte, procurando evoluir, como eu sempre fiz aqui no Bahia.

[caption id="attachment_36920" align="aligncenter" width="730"] "Preto me passou muita confiança", diz Juninho Capixaba (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia)[/caption]

A estreia

Em sua primeira partida como titular do Bahia no Campeonato Brasileiro, Juninho Capixaba foi responsável, segundo o site Footstats, por 56 passes certos e quatro errados, um desarme, uma finalização, três faltas recebidas e duas cometidas, números que mostram uma participação discreta do jogador ao se lançar ao ataque. Na defesa, Juninho foi seguro e não comprometeu.

- Nós temos que ter muita atenção na defesa e, quando tiver a oportunidade, atacar. Então depende de como está o jogo, mas em nenhum momento me senti inseguro. Estava muito confiante e preparado. Graças a Deus, tudo deu certo para o time, todos estavam focados, e fizemos uma grande partida.

A atuação de Juninho rendeu elogios do técnico interino Preto Casagrande. O treinador ponderou, porém, que o jogador está em evolução e que é preciso não se empolgar com o “oba-oba”.

- Contra o São Paulo, tinha dado indício que estava preparado. É um menino que trabalha com muita disposição, disciplina, mas a gente tinha que ter o momento certo de colocá-lo. Acho que hoje foi o momento ideal, ele correspondeu. A gente sabe que vão existir os elogios, oba-oba. Cabe a ele, que não tem nada feito ainda, tem uma carreira brilhante ainda. Tem que continuar trabalhando para dar sequência.

Feliz pela estreia, Juninho Capixaba não vê como tardia a sua entrada no time titular do Bahia. Muito pelo contrário. Assim como Preto Casagrande, o jogador acredita que entrou na equipe principal no momento certo.

- Concordo, sim. Eu sempre trabalhei para que, quando chegasse a oportunidade, eu pudesse fazer o meu melhor. Graças a Deus, consegui fazer um bom jogo contra o Vasco, o professor Preto me passou muita confiança, tranquilidade, assim como todo o grupo. Então estou muito feliz por esse jogo.

O rendimento contra o Vasco ainda não garante Juninho Capixaba como titular do Bahia nos próximos jogos. Nem qualquer outro jogador. Com uma semana livre pela frente para treinamento, Preto afirmou que ainda é cedo para definir a equipe que vai enfrentar o Botafogo, no próximo domingo.

Fonte: Globo Esporte