Um bom pedido para o Papai Noel: as camisas de 2015 do FC Santa Claus
Uma das críticas mais comuns ao Natal se concentra na forma como os interesses comerciais se impuseram sobre os principais motivos da festa religiosa. Desde que o Papai Noel trocou as roupas verdes pelo vermelho da Coca-Cola, a situação só se ampliou. E nem mesmo o time oficial do bom velhinho escapa disso. O FC Santa Claus, criado na Lapônia (considerada como a terra do personagem natalino), se aproveitou do momento para estreitar seus negócios: a Puma reforçou neste 24 de dezembro a parceira com o clube finlandês– que também possui como patrocinador principal ninguém menos do que a EA Sports, produtora dos games Fifa.
No entanto, por mais que você não curta muito as tradições ou o “capitalismo selvagem” natalinos, precisa admitir: os uniformes do FC Santa Claus são bem legais. Criado em 1992, a partir da fusão entre dois times da cidade de Rovaniemi (a cerca de 10 km do Polo Norte), o clube de São Nicolau viveu uma de suas temporadas mais gloriosas em 2014: conquistou o acesso para a terceira divisão do Campeonato Finlandês, da qual estava afastado há três anos. Pode parecer pouco, mas, dentro de um futebol cada vez mais globalizado, a vitrine já valeu para a equipe manter seu acordo com a Puma e assinar com a EA Sports. Dinheiro que pode ajudá-la a, quem sabe, chegar à elite do Finlandesão em breve.
Além disso, o clube também acertou com uma loja americana para a venda de seus uniformes. O World Soccer Shopcomercializa desde as camisas de jogo até roupas de bebê com a temática dos alvirrubros. Algumas delas valem até mesmo a cartinha para o Papai Noel.
Abaixo, os modelos de 2015 do FC Santa Claus e um (tosco) vídeo sobre a parceria com a Puma: