Nova camisa da seleção brasileira fere estatuto da CBF

Amarelinha com gola 'Y' pode ser impedida de estrear em março, contra a África do Sul

Luiz Gustavo foi o modelo da nova camisa do Brasil; teoricamente, camisa com gola Y não poderá ser utilizada

A nova camisa da seleção brasileira pode ser impedida de estrear no amistoso de março do ano que vem, em Johannesburgo, contra a África do Sul. A amarelinha com gola Y, lançada pela Nike em 24 de novembro, desrespeita o estatuto da CBF ao retirar a inscrição "Brasil" de baixo do escudo da entidade. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo o capítulo três do estatuto, que trata "dos símbolos e insígnias", "o emblema, já consagrado pelo uso, é azul com a borda amarela com um friso azul, (...) figurando na parte inferior a palavra Brasil em cor verde e na parte superior o número de estrelas representativas de conquistas de Campeonatos Mundiais, em cor verde". O texto está no artigo 8º, inciso II, do documento.

Ainda segundo o estatuto, apenas a presidência pode pedir mudanças no documento. Uma reunião com integrantes da assembleia-geral da entidade está marcada para abril, data posterior à partida contra a África do Sul, marcada para março.

A Nike se defendeu dizendo que a CBF aprovou a mudança. De acordo com a entidade, a diretoria da entidade decidiu pela retirada de forma preliminar.


Fonte: Placar

Foto: Mowa Press