O melhor brasileiro na Europa se chama Anderson Talisca

Veja os melhores momentos de Benfica 1 x 0 Rio Ave

Neymar está arrebentando no Barcelona. Lucas vive grande momento no Paris Saint-Germain. Willian cada vez mais ganha destaque no Chelsea. Roberto Firmino se destaca na Bundesliga no pequeno Hoffenheim. Todos passam por um ótimo momento, mas ninguém nascido no Brasil e que joga futebol profissionalmente tem brilhado no Velho Continente como Anderson Talisca.

Há cerca de dois anos, em um Bate Bola, Cristóvão Borges era o convidado. O treinador estava no comando do Bahia, e um jovem esguio começava a se destacar. Dias antes, eu trabalhara em um jogo São Paulo x Bahia no Morumbi, onde o garoto sobrou em campo.

Talento a gente percebe logo de cara. No futebol, quando você diz que alguém é diferente, é porque o citado é bem acima da média. Fora do ar, nos bastidores do programa, conversei muito com o Cristóvão, de quem sou fã. Comentei com ele minhas impressões sobre o Talisca, disse que era diferente um jogador diferente. "Sim, ele é muito diferente", respondeu. "Precisa cuidar da cabeça", completou.

Alto e habilidoso, Anderson Talisca, 20 anos, consegue reunir força física, habilidade e visão de jogo e é capaz de atuar em todas funções do meio-campo. Combinação rara que o fez se adaptar rapidamente ao futebol europeu, para onde foi por 4 milhões de euros, na maior transação da história do Bahia.

Na atual temporada do Benfica disputou os 13 jogos do time e marcou oito gols, sendo titular absoluto no esquema tático de Jorge Jesus, que varia entre 4-2-3-1, 4-4-2 e 4-1-3-2 - sempre com o meia brasileiro centralizado no setor de criação. No entanto, o ex-Tricolor tem total liberdade de movimentação e muitas vezes aparece dentro da área para finalizar.

Mapa de movimentação de Talisca na Liga dos Campeões desta temporada

Logicamente o nível de dificuldade do Campeonato Português é menor do que no Espanhol, por exemplo, onde Neymar tem feito miséria. Coloco Talisca à frente, porém, justamente por ser sua primeira temporada e logo de cara já estar arrebentando.

Quem me assiste no Bate Bola matinal, de segunda a sexta, já está acostumado a ouvir a expressão "Yaya Talisca". O brasileiro ainda está bem distante do marfinense, mas acho a comparação válida pelo físico e pela técnica dos dois atletas - guardadas as devidas diferenças atuais.

Além disso, há alguns meses defendo a convocação de Anderson Talisca para a Seleção Brasileira. Há alguns dias, ele finalmente foi lembrado por Gallo para o time sub-21. Já é o primeiro passo para o atleta nascido em Feira de Santana que não tem dois anos como jogador profissional, mas cresce vertiginosamente na carreira, com velocidade que muitas vezes ele não parece ter e mesmo assim deixa seus marcadores para trás.