Juninho, preparador físico do Bahia afirma que jogadores vão atuar por apenas um tempo durante os jogos da Flórida Cup Challenge. Ideia é preservar os atletas no torneio

[caption id="attachment_30902" align="alignleft" width="350"] Juninho, preparador físico do Bahia (Foto: Felipe Oliveira / divulgação / EC Bahia)[/caption]

Uma semana depois de se reapresentar para a pré-temporada, o elenco do Bahia está perto de uma viagem. Na próxima segunda-feira, o elenco tricolor embarca para os Estados Unidos, onde vai disputar a Flórida Cup Challenge, torneio amistoso que conta com participação de clubes de diversos países e que acontece entre os dias 8 e 21 de janeiro, na Flórida.

Com os jogadores retornando das férias e a temporada apenas no início, o Bahia pretende adotar uma postura cautelosa quanto a utilização dos atletas na competição internacional. Segundo o preparador físico do Bahia, a ideia dele e do técnico Guto Ferreira é que cada jogador atue por apenas 45 minutos em cada jogo disputado na Flórida Cup. O preparador Valdir Nogueira de Oliveira Júnior, mais conhecido como Juninho, declarou:

Terminando essa avaliação da fisioterapia, se a gente constatar algum desequilíbrio muscular que considere grande, aí talvez tenha que ter procedimento diferente e talvez nem levar [para os Estados Unidos]. A gente fechou com o Guto de não jogar mais que 45 minutos. Acho que a gente vai tentar minimizar esse tipo de lesão

Para Juninho, o departamento físico do Bahia não deve ter dificuldade em colocar em forma os jogadores que se reapresentaram no Fazendão. O preparador afirma que o elenco se apresentou com um bom percentual de gordura e massa muscular.

Conversei com Mauricio [Maltez, fisiologista do Bahia] que fez a avaliação corporal do grupo e disse que a maioria se apresentou bem, com o percentual bom de gordura, de massa muscular. [...] Quando a gente soube da situação da Flórida Cup, começamos a dar algumas recomendações. Por mais que a gente saiba que ela seja dentro do período que eles estão adquirindo componentes, também há de ter um certo rendimento. A gente passou algumas recomendações, treinos, também nada exagerado porque tem que ter um descanso. O pessoal parece que levou a sério.

Após a Flórida Cup, o Bahia concentra as suas forças na Copa do Nordeste e Campeonato Baiano. A estreia do time na competição regional será no dia 26, contra o Fortaleza, pela competição regional. Pelo estadual, o Bahia pega o Jacobina no dia 29 de janeiro, em Pituaçu.

Fonte: Globo Esporte