Anunciado como novo reforço do Bahia no dia sete deste mês, o atacante Mendoza fez a sua primeira partida como titular da equipe menos de dez dias depois, no empate contra o Coritiba, na última quinta-feira. E em tempos de desfalques e da necessidade de um elenco cada vez mais capacitado para suprir as ausências, o colombiano de 24 anos mostrou que pode ser útil para o técnico Jorginho ao longo da temporada.

Em sexto lugar no Campeonato Brasileiro, o Bahia tem ganhado notoriedade na competição, dentre outros pontos, pelo ataque rápido. Com quatro jogadores de frente de muita mobilidade, que trocam de posição constantemente e flutuam entre os defensores, o Tricolor tem dado trabalho para as defesas rivais. E mesmo com tão pouco tempo no novo clube - entrou no segundo tempo dos jogos contra Cruzeiro e Grêmio -, o atacante Mendoza mostrou ter entendido a forma de a equipe jogar.

[caption id="attachment_35324" align="aligncenter" width="700"] Mapa de calor de Mendoza na partida contra o Coritiba (Foto: Futstats.net)[/caption]

Contra o Coritiba, Mendoza substituiu o meia Vinicius, poupado do jogo pelo desgaste físico. No 4-2-3-1 de Jorginho, o atacante começou a partida jogando de forma centralizada, assim como normalmente faz Vinicius. Nesta posição, o colombiano usou da sua principal característica, a velocidade, na puxada de contra-ataques e também mostrou boa visão de jogo. Veja no lance abaixo, aos dois minutos do primeiro tempo, como Mendoza parte em velocidade e encontra Matheus Reis livre na esquerda.

Assim como normalmente fazem os jogadores de frente do Bahia, Mendoza trocou de posição ao longo do jogo. Ora atuou pelo meio, ora pela esquerda, na direita e também apareceu na área como centroavante. Aos 22 minutos, ele serviu Edigar Junio na esquerda e invadiu a área para completar a jogada. Wilson, contudo, saiu antes do gol e ficou com a bola.

A melhor oportunidade de Mendoza, e do Bahia, em todo o jogo aconteceu quando o atacante estava pelo lado direito. Em contra-ataque no segundo tempo, ele recebeu de Edigar Junio e, da entrada da área, bateu colocado. Wilson, com as pontas dos dedos, fez a defesa. Reveja o lance no vídeo abaixo.

Por outro lado, ao longo da partida, Mendoza também mostrou algumas escolhas erradas de jogada, talvez resultado do longo tempo inativo antes de chegar ao Bahia. Aos 33 minutos do segundo tempo, o atacante recebeu de Matheus Reis na entrada da área, pedalou para cima do marcador e foi desarmado na sequência.

Mendoza ficou em campo em todos os 90 minutos do jogo e terminou a partida com 22 passes certos, sete errados, uma finalização e um desarme. Com Allione impossibilitado de atuar no próximo domingo, contra o Palmeiras, já que pertence à equipe paulista, o colombiano deve ganhar mais uma oportunidade como titular.

Fonte: Globo Esporte