or promessa, Papa não viu o San Lorenzo, mas teve tempo para zoar um torcedor do River

Papa Francisco vive uma semana especial. Primeiro, o pontífice deve ter se sentido satisfeito com o anúncio da reaproximação entre Estados Unidos e Cuba, que ele ajudou a intermediar. E depois da alegria veio o sofrimento, com a estreia do San Lorenzo no Mundial de Clubes. Os argentinos passaram mais apuros do que deveriam contra o Auckland City, em um jogo decidido apenas na prorrogação. A sorte do Papa é que ele passou um pouco menos de sufoco do que outros cuervos. Afinal, uma promessa de Francisco impede que ele assista às partidas do Ciclón na televisão.

“O Papa tem uma promessa de não ver televisão. Assim, não viu a partida do San Lorenzo. Mas ficou bastante contente quando soube do resultado”, declarou Eduardo Valdés, embaixador argentino no Vaticano. Por mais que seu voto o afaste da telinha, Francisco costuma acompanhar o time em transmissões em tempo real – foi assim, por exemplo, na decisão da Libertadores, quando voava para a Coreia do Sul em compromisso de sua agenda.

Apesar disso, não há dúvidas sobre a paixão do Papa pelo San Lorenzo, clube do qual é sócio e que começou a frequentar ainda na infância, quando seu pai defendia a equipe de basquete. Não por menos, há até mesmo um espaço nos museus do Vaticano para os presentes boleiros que o pontífice recebeu: as luvas de Torrico, as réplicas das taças do Ciclón, as camisas de clubes que o visitaram ao longo dos últimos meses.

Veja também: Confira outros momentos #Zueira do Papa Francisco

Há oportunidade até para Francisco tirar sarro dos torcedores rivais. Quem conta é o próprio Valdés: “Nas últimas semanas, um garoto se aproximou do Papa e lhe mostrou uma camisa do River, contente pela campanha na Copa Sul-Americana. O pontífice viu, pegou a camisa e respondeu ao menino: ‘De galinha eu só gosto no caldo’”, fazendo graça com apelido jocoso do River Plate, de galinhas. De fato, nenhum Papa é mais boleiro que Francisco.

Papa tira sarro de um bispo brasileiro por causa da Copa. Tem como não gostar desse cara?