Em um ano considerado positivo, o Bahia fecha a temporada 2018 com o título do Campeonato Baiano, o vice-campeonato da Copa do Nordeste e a melhor campanha da sua história na Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.
Com isto, alguns jogadores terminam a temporada bastante valorizados, porém outros não tiveram o rendimento esperado.
EM ALTA
Lucas Fonseca
[caption id="attachment_45226" align="aligncenter" width="730"]
Após passar pelo futebol chines, o defensor foi questionado ao retornar ao Tricolor, em 2016. Porém, Lucas Fonseca vem se provando cada vez mais importante para o sistema defensivo da equipe, sendo o zagueiro mais estável ao longo da temporada e titular absoluto em todo o ano.
Lucas Fonseca era conhecido por se envolver em confusões em campo, mas ele melhorou bastante, a ponto de ter recebido apenas cinco cartões amarelos em todo o Campeonato Brasileiro.
Gregore
[caption id="attachment_44639" align="aligncenter" width="730"]
Praticamente desconhecido ao chegar no início da temporada, o volante Gregore se tornou titular absoluto da equipe. Bastante importante na marcação, o jogador foi um dos maiores ladrões de bola no Campeonato Brasileiro. Além disso, ele mostrou ter boa chegada ao ataque.
A importância de Gregore na equipe se mostra na quantidade de partidas que ele fez na temporada: foram 63 jogos em 2018.
Ramires
[caption id="attachment_44757" align="aligncenter" width="730"]
Com apenas 18 anos, Ramires já se estabeleceu como titular absoluto da equipe e um dos principais nomes da temporada. O jovem meia estreou no mês de setembro, na partida contra o Sport. Logo na estreia, já mostrou seus dribles e chutou uma bola na trave. Com a boa sequência, o jogador já vem sendo observado por grandes clubes europeus, e o Tricolor já recebeu proposta por ele, mas nenhuma que convencesse a diretoria a vendê-lo.
Em 17 jogos com a camisa tricolor, Ramires marcou dois gols.
EM BAIXA
Edson
[caption id="attachment_45227" align="aligncenter" width="730"]
Titular da equipe em 2017, o volante, que pertence ao Fluminense, teve seu empréstimo renovado, mas a sua temporada de 2018 foi bem abaixo do esperado. Após cometer falhas no início da temporada, Edson perdeu espaço até se tornar a última opção para a posição.
O volante fez apenas cinco jogos na Série A, apenas dois como titular.
Allione
[caption id="attachment_45229" align="aligncenter" width="730"]
Após se destacar em 2017, Allione, teve seu empréstimo renovado junto ao Palmeiras. Porém, o meia argentino teve um desempenho muito abaixo do esperado e passou por uma situação complicada: após deixar o Bahia para assinar com o Racing, da Argentina, o jogador foi devolvido após, supostamente, ter sido reprovado nos exames médicos. Com isso, Allione voltou ao Tricolor e passou por um longo período no departamento médico e, mesmo após ter sido liberado, o meia quase não jogou.
Allione foi titular em apenas uma oportunidade no Campeonato Brasileiro e marcou um gol.