Na tarde desta quinta-feira (27), o meia Zé Rafael concedeu entrevista coletiva no Fazendão. Dos 60 jogos do Bahia no ano, ele esteve presente em 55. Das 26 rodadas do Campeonato Brasileiro, o meia foi titular em 23, só ficando ausente dos jogos contra Atlético-MG, Atlético-PR e Vasco. Além disso, ele precisa cumprir várias funções em campo para colaborar com o esquema do técnico Enderson Moreira: desarmar, fazer a cobertura na marcação, dar passes, finalizar e fazer gols.

Na derrota do Bahia para o Vasco, na última segunda-feira (24), Zé Rafael, com um problema no adutor direito, desfalcou a equipe por conta de lesão pela primeira vez neste ano. Porém, o meia garantiu que usou este tempo para se recuperar e voltar descansado:

Difícil ficar fora de uma partida, ainda por questão física. Acho que foram poucas vezes que isso aconteceu aqui no Bahia, mas estou tranquilo, me sentindo bem, um pouco de dor ainda, desconforto, mas nada que me impeça voltar a treinar, voltar a ter condições para os próximos jogos. Continuei trabalhando aqui em Salvador.

Após voltar a treinar com bola, Zé Rafael tem grandes chances voltar ao time titular no próximo sábado (29), na partida contra o Flamengo. Além dele, os zagueiros titulares Lucas Fonseca e Tiago também se recuperaram de lesão e voltaram aos treinos. Com isso, o Bahia pode ir com força máxima para a próxima partida:

Quando se trata de falar de volta, é sempre complicado porque todo mundo que entra, entra para mostrar, para dar resultado. É ruim ficar fora. Esses jogadores que estão voltando agora, voltam para agregar. A gente sabe que é uma fase importante da competição e quando mais gente à disposição, quanto mais qualidade, melhor. Quem vai jogar, quem vai ficar fora é critério do professor.

O Flamengo, próximo adversário do Tricolor, está na 4ª posição do Campeonato Brasileiro, com 48 pontos, e deve ir mordido para o jogo do próximo sábado porque foi eliminado da semifinal da Copa do Brasil pelo Corinthians. Reconhecendo a qualidade do adversário e a importância da próxima partida, Zé Rafael disse que o Bahia vai forte para tentar vencer a equipe carioca:

A gente tem jogos sempre muito difíceis. Todo adversário que vem sabe a dificuldade que vai ser. A equipe do Flamengo vai vir muito preparada, até porque eles foram eliminados e vão querer dar uma resposta imediata. Nós da mesma forma.

Confira o que Zé Rafael falou em entrevista coletiva

Risco de rebaixamento
- Já falei outras vez aqui que nossa equipe não é para estar disputando a posição que está. Em alguns jogos faltou competência, mas na maioria faltou um pouquinho de sorte, como foi nesse jogo contra o Vasco. Nossa equipe dominou os primeiros 30 minutos e, em um lance esporádico do Vasco, saiu expulsão, pênalti, tudo de uma vez.

Novos uniformes
- Gostei das camisetas. Essa nova linha do Bahia, essa nova maneira de trabalhar. Acho que os uniformes ficaram legais, principalmente por serem escolhidos pelo torcedor do Bahia. Isso já tem um grande peso. Espero que possa estrear no sábado com triunfo, que nossa maré de sorte vire.