Jornalista que fez pergunta desrespeitosa sobre nordestinos a Hulk pede desculpa

O jornalista Leonardo Baran, do canal Esporte Interativo, teve de pedir desculpas pela pergunta com viés preconceituoso que fez ao atacante Hulk, da seleção brasileira, no último domingo (15). Em coletiva, o repórter questionou: "O povo nordestino é tão diferente porque é engraçado. É o sotaque que faz ele ser engraçado pro resto do país? Qual é o diferencial do povo nordestino? Por que ele é tido como engraçado, principalmente o cearense?"

Nativo de Campina Grande, Hulk respondeu: "Eu não levo por esse lado. Até porque nós não fazemos graça pra ninguém. O povo nordestino é diferente porque a seleção não joga sempre lá".

Depois da declaração do atacante, o jornalista foi alvo de muitas críticas. Em seu Twitter, primeiro Baran disse que a pergunta não tinha nada de mais. "Engraçado no sentido de divertido! Os melhores humoristas do Brasil são cearenses, ou não? Adoro show de humor que tem na Av. Beira-Mar", escreveu. Depois, porém, admitiu, mas não fugiu do estereótipo nem na hora de tentar consertar: "Fui muito infeliz. Escolhi palavras erradas para o que eu queria dizer. Quando disse que o nordestino é 'engraçado', eu queria dizer que é muito alegre. Ao perceber que tinha usado a palavra errada, piorei tudo falando em 'sotaque', um símbolo da diversidade cultural do Brasil e que não é motivo algum para graça", falou.


Nota Luis Peres @BahiaClub: O repórter pediu desculpas. Se retratou... Mas, será que mudou seu pensamento estereótipado e eivado de arrogância?


Fonte: Felipe Paranhos – Metro 1

Foto: Gaspar Nóbrega/VIPCOMM