Sérgio Soares promete escalar time ofensivo para a temporada do Bahia

Nos últimos dois anos, o sistema com três volantes foi o mais utilizado pelos técnicos que comandaram o Bahia

Nada de três volantes em campo. O Bahia de 2015 vai jogar com uma formação tática diferente. Ao menos é o que garante Sérgio Soares. “Eu não gosto de três volantes e nem de três zagueiros”, avisou o novo treinador tricolor, ontem, em seu primeiro dia de trabalho no Fazendão.

“Se puder jogar sem volante, eu jogo”, divertiu-se. “Normalmente gosto de jogar com dois meias e laterais agudos. Essa é a minha maneira de atuar”.

Sérgio Soares garante não ser adepto do esquema com três volantes (Foto: Marina Silva)

Nos últimos dois anos, o sistema com três volantes foi o mais utilizado pelos técnicos que comandaram o Bahia. Segundo Sérgio Soares, ele só pretende colocar três volantes no decorrer do jogo, em caso de alguma necessidade. “Se precisar fechar mais, dentro do jogo, a gente faz isso”, ponderou. E o clube não pretende investir na posição inicialmente.

“De volantes, estamos muito satisfeitos com os que temos: Feijão, Yuri e Lenine”, afirmou o diretor de futebol Alexandre Faria, sem citar Bruno Paulista e Pittoni, que também podem ser aproveitados como meia, assim como Jeferson Silva, promovido do time sub-20 junto com Yuri. Marcone, que retornou de empréstimo, tem futuro incerto.

“Eu quero transição, posse de bola e um time agressivo, que procure propor o jogo”, frisou Sérgio Soares. “Gosto de time com transição rápida, que procura encurtar a marcação lá na frente”. O perfil do time e a filosofia de jogo estão alinhados com a diretoria de futebol.

“A gente quer um time que tenha qualidade técnica, que proponha o jogo, porque o Bahia é o time a ser batido na Série B. O perfil é um time que proponha o jogo e faça a torcida sentir orgulho. O Bahia tem que fazer um time que dê orgulho”, repetiu.

O primeiro esboço desse padrão de jogo será visto no dia 16, quando o Bahia entra em campo pela primeira vez na temporada para disputar um amistoso contra o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, na Fonte Nova, em horário ainda não confirmado. O preço do ingresso também não está definido.

Como terá apenas dez dias de pré-temporada antes do duelo com o atual campeão ucraniano, Sérgio Soares alerta que o jogo será encarado como uma das etapas de preparação do time. “Dentro do planejamento, sabemos que é importante fazer um jogo dessa magnitude, mas não podemos esquecer que o jogo faz parte de uma preparação. O que interessa é o que vem na frente”, pontuou o treinador.

“Não vamos abrir mão da nossa preparação por causa de um amistoso. Não será feita uma experiência, vai ser dentro do processo de preparação. Claro que vamos desenhar em termos técnicos o que queremos para a temporada, mas vai servir de preparação”, concluiu o técnico.