O Bahia terá mais dois jogadores no departamento médico nos próximos 15 dias. O zagueiro Tiago e o lateral-esquerdo Juninho Capixaba, que deixaram a partida contra o Botafogo com dores, vão se recuperar de lesões, como confirmou o médico tricolor doutor Luiz Sapucaia.
- Tiago teve um estiramento de face plantar [parte de baixo do pé]. Deve ter em torno de duas semanas, quinze dias, para recuperação. Tudo indica que estará à disposição contra o Atlético-GO. Juninho sofreu uma entorse no tornozelo ontem. Entorse grau 2, simples. A gente espera que em 15 dias tenha condições de jogo – disse o médico do Bahia.
Tiago deixou a partida ainda no primeiro tempo e iniciou o tratamento no banco de reservas da Arena Fonte Nova. Juninho se machucou no final e não pôde sair de campo, porque o Bahia já tinha feito as três substituições no jogo. Por sorte, o Campeonato Brasileiro terá uma pausa nas próximas duas semanas. O próximo jogo do Bahia, contra o time goiano, será apenas no dia 11 de setembro.
Além da dupla, há novidades também sobre o zagueiro Jackson – e elas não são boas. O jogador se recuperava de uma cirurgia no joelho e estava próximo de voltar a campo. Agora, no entanto, devido a uma hérnia de disco, ele não tem previsão de retorno.
- O Jackson é um atleta que vai demorar um pouco mais. Teve uma lesão no disco lateral, foi tratado, evoluiu bem, não tem mais problema com relação ao joelho. Mas infelizmente apresentou uma simatologia de dormência no membro inferior direito. Fomos investigar, apresentou uma hérnia de disco, uma hérnia pequena, mas que faz uma supressão de raiz, e, por conta disso, continua em tratamento por um tempo. Não temos previsão de recuperação. Pode ser que contra o Atlético-GO esteja em condições. Mas é uma lesão que necessita de evolução gradual, no dia a dia, só saberemos à medida que for evoluindo – explicou Sapucaia.
Armero é outro jogador que deve retornar em cerca de 15 dias. Segundo o médico do Bahia, o lateral sofreu uma lesão mais séria.
- Armero tem uma lesão um pouco mais severa. Lesão no adutor, naquele último jogo que participou. É uma lesão que demanda um pouco mais de tempo. Evolui bem. Imagino que dentro de 15, 21 dias, estará em condições. Segue um protocolo evolutivo. Melhorando, vamos evoluindo. Evidentemente que, depois que estiver bem da lesão, vamos fazer um trabalho físico. Aí vai depender da evolução cardiorrespiratória do atleta.
Hernane, Edigar Junio e Allione de volta
Luiz Sapucaia também levou boas notícias. Três atletas que estavam em recuperação já voltaram aos trabalhos com bola.
- Nós temos hoje, dos atletas que tiveram lesões mais graves no grupo, de volta ao treino, vocês vão acompanhar no treino, o Hernane, o Edigar Junior, o Allione, que estão de volta a campo, fazendo a parte física. Da parte clínica, eles estão curados. Nós esperamos efetivamente que tenham condições de jogo contra o Atlético-GO.
[caption id="attachment_37064" align="aligncenter" width="730"]
O médico falou sobre a recuperação de Hernane e explicou o tratamento que foi realizado com o jogador. O atacante se recuperava de uma fratura na tíbia no início do ano.
- Hernane teve uma fratura na tíbia. Osso importante, osso de apoio. Tratamos conservadoramente. Usamos uma imobilização chamada sarmiento, que permite que o atleta caminhe. Essa imobilização favorece a calcificação precoce por estar sofrendo carga, favorece uma calcificação mais rápida da fratura. Nesse caso específico de fratura. Concomitantemente a isso, fizemos uma base fisioterápica. Hernane treina e trata em dois turnos. Hoje está em parte de recondicionamento físico. Ele treina e faz tratamento fisioterápico. É muito dedicado, nos ajudou muito. O resultado do Hernane é uma somatória da dedicação do atleta com tudo o que temos feito no departamento médico.
Sobre Wellington Silva, que passou por uma cirurgia no joelho, Sapucaia explicou que sua evolução depende de exames que serão realizados nesta terça-feira.
- O Wellington Silva evolui bem. Fez uma cirurgia de uma correção de condropatia que ele tinha compartimental, foi um sucesso absoluto, está em fase de transição. Vamos fazer um exame amanhã. A depender desse exame, podemos começar a evolução no treinamento físico.
Fonte: Globo Esporte