Postado por - Newton Duarte

Bahia, Vitória e outros clubes pediram por pontos corridos na Copa do Nordeste em 2018

Representantes de Bahia, Vitória, Sport, Santa Cruz, Náutico, Ceará e Fortaleza se reuniram recentemente para elaborar o pedido

A Copa do Nordeste, apelidada de Lampions League, poderá ter mudanças na sua fórmula de disputa a partir de 2018. A principal delas é o fim do chaveamento para a tradicional fórmula dos pontos corridos. Os principais clubes da região Nordeste lideram o pedido junto á Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Representantes de Bahia, Vitória, Sport, Santa Cruz, Náutico, Ceará e Fortaleza se reuniram recentemente para elaborar o pedido junto à entidade. Ficaram de elaborar um estudo detalhado sobre as longas viagens e o desgaste de seus elencos em meio a disputa dos Campeonatos Estaduais.

A ideia é que apenas 12 clubes participem do campeonato. Todos se enfrentando em turno único e em pontos corridos. Os quatro primeiros colocados avançam às semifinais e em seguida finais, estas disputadas em jogos de ida e volta. Os clubes acreditam que isso valorizaria ainda mais a competição, principalmente facilitaria a chegada de novas empresas patrocinadoras.

Só que isso só seria possível caso os clubes conseguissem deixar de disputar seus Estaduais – alguns têm contratos televisivos até 2020. Neste caso a opção seria colocar um time alternativo e priorizar a Copa do Nordeste – que rende ao campeão vaga na Copa Sul-Americana.

O Sport, por exemplo, já tem em mãos um documento em que comprova que viajou 40 mil quilômetros no último Campeonato Brasileiro. Enquanto o Goiás, segundo time que mais se deslocou percorreu 18 mil quilômetros. Juntando com os Estaduais, é inevitável as inúmeras lesões – são mais de 20 jogos antes dos torneios nacionais.

NORDESTÃO COM DIVISÃO
Outra ideia dos clubes é criar Séries A e B na Copa do Nordeste. Aumentando o número de participantes para 16. No primeiro ano isso seria definido assim: dos 16 clubes participantes, nove seriam os campeões Estaduais e os outros sete entrariam conforme ranking nas federações locais.

Em meio a esta possibilidade, Santa Cruz e Campinense iniciam a decisão da edição 2016 nesta quarta-feira, ás 21h45, no Arruda, em Recife. O Placar FI acompanhará o duelo em tempo real.

Leia também:
Com Hernane de volta aos treinos, elenco do Bahia trabalha no Fazendão
Liga descarta mudança na fórmula de disputa da Copa do Nordeste até 2022
Ba-Vi do Barradão: ingressos para a torcida do Bahia estão à venda
Baianão sub-20: Bahia encerra preparação para duelo contra o Vitória
Recuperado de lesão, Henrique celebra retorno aos treinos no Bahia
Juninho revela cobrança para jogar mais perto da área: “Vou me policiar”

Fonte: Futebol Interior