Marcelo Silva Ramos, o Marcelo Ramos, é o sexto maior artilheiro da história do Bahia, com 128 gols pelo clube.
Nascido na capital baiana em 25 de junho de 1973, Marcelo Ramos é cria da base do Bahia, iniciando sua carreira no time profissional em 1991, antes de completar 18 anos.
Pelo tricolor baiano, o atacante conquistou os títulos estaduais de 1991, 1993 e 1994, sendo o artilheiro do campeonato de 1993, com 22 gols.
Após se destacar com a camisa tricolor, foi vendido ao Cruzeiro em 1995. Marcelo Ramos também se tornou ídolo do clube mineiro, onde teve três passagens, conquistou o título da Libertadores e se tornou o quinto maior artilheiro da história do clube, com 163 gols.
Fora do Brasil, teve passagens pelo PSV (Holanda), Nagoya Grampus e Sanfrecce Hiroshima (Japão), além do Atlético Nacional (Colômbia).
No futebol brasileiro, jogou também por São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Atlético-PR, Santa Cruz, além de uma rápida passagem pelo rival Vitória, em 2005.
Em 2008, Marcelo Ramos retornou ao Bahia para a disputa da Série B daquele ano. Naquela campanha, fez 13 jogos e sete gols com a camisa tricolor.
Após deixar o Tricolor, no fim daquela temporada, o atacante ainda passou por Santa Cruz, Ipatinga, Madureira, Paysandu, Araxá e Itumbiara, antes de encerrar a carreira no futebol baiano, em 2012, pelo Ypiranga.
Exímio goleador, Marcelo Ramos marcou 457 gols na sua carreira. Após a aposentadoria, chegou a tentar a carreira política na capital baiana.