Joel Natalino Santana, ou Joel Santana, ou simplesmente Papai Joel, iniciou a sua carreira como jogador de futebol atuando como zagueiro aos 23 anos de idade no Vasco da Gama. A sua jornada como jogador de futebol foi curta, apenas 9 anos entre 1971 e 1980.
Como treinador, Joel Santana fez o seu nome como o único técnico que conseguiu ser campeão estadual pelos quatro grandes do Rio de Janeiro. Elém disso, Joel também conseguiu repetir o feito na Bahia, quando foi campeão pelo Vitória (ViCe) e pelo Esporte Clube Bahia. Papai Joel também foi técnico da Selecão Sul-Africana no período preparatório para a Copa de 2010.
No Bahia, Joel Santana teve quatro passagens. Na primeira em 1994, conquistou o Campeonato Baiano. Sa segunda em 1999, Papai Joel repetiu o feito, comandou o Bahia para mais um título, naquele fatídico ano do título dividido com o ViCe.
Entre 2011 e 2012, Joel Santana foi anunciado pela diretoria no twitter. Após 17 jogos, Joel entrou numa rápida negociação com o Flamengo e deixou o Bahia.
Depois de muitos fracassos, foi demitido do Flamengo e retornou ao Bahia em 2013, mas desta vez por pouco tempo, Joel Santana foi demitido após 1 mês de trabalho, depois de uma goleada sofrida pelo ViCe, na final do Campeonato Baiano daquele ano.