Esporte Clube Bahia :: Ídolos :: Léo Briglia

https://torcidabahia.com/Léo Briglia Ídolos

Léo Briglia

Postado por - Newton Duarte

Este itabunense foi um excelente atacante do Fluminense e do Bahia. Além do majestoso futebol, sua carreira foi marcado por várias confusões envolvendo mulheres e bebidas. Ele chegou a ser seriamente considerado para a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1958, mas uma lesão no joelho e problemas dentários atrapalharam a sua convocação. Chegou ao Bahia em 1959 e teve impacto imediato, sendo o artilheiro da Taça Brasil de 1959 com 8 gols. Anotou inclusive um tento na partida decisiva contra o Santos no Maracanã. 18º maior artilheiro da história do clube com 77 gols.

Léo Briglia, baiano nascido em Itabuna, foi um grande jogador do Bahia e Fluminense. Teve participação decisiva na conquista do tricolor da boa terra da Taça Brasil de 1959 sobre o Santos de Pelé. Residia em sua terra natal, onde se encontrava aposentado. Mas no dia 25 de fevereiro de 2016, o ex-atacante que estava internado no Hospital de Base, em Itabuna, não resistiu e morreu aos 87 anos de idade.

No Flu passou por uma situação curiosa. Em seus primeiros tempos nas Laranjeiras, uma série de contusões não o deixou apresentar um bom futebol. Até que foi descoberto um problema em sua dentição que fez com que vários dentes fossem extraídos. Só então começou a marcar gols.

Os jogos mais importantes de sua vida aconteceram em 1959 na decisão da Taça Brasil entre Bahia e o Santos de Pelé. Em 10 de dezembro, o tricolor venceu na Vila Belmiro por 3 a 2, com gols de Biriba, Léo Briglia e Alencar.

No dia 30 do mesmo mês, o Santos devolveu a derrota inicial marcando 2 a 0 na Fonte Nova. Houve, então, a necessidade da realização de uma partida desempate em campo neutro. No dia 30 de março de 1960, os dois times se encontraram no Maracanã.

Com gols de Vicente, Léo Briglia e Alencar, o Bahia fez 3 a 1 e levantou o título. Ganhou também o direito de representar o Brasil na 1ª edição da Libertadores.