Torcidabahia
Uma grande torcida, merece um grande site

Bahia busca passar pela primeira vez das quartas de final da Copa do Brasil; relembre campanhas

Tricolor foi eliminado nesta fase nos anos de 1989, 1990, 1999, 2002 e 2012

Edigar Junio em jogo do Bahia contra o Palmeiras (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)
142

Nesta quinta-feira (16), o Bahia enfrenta o Palmeiras, no Pacaembu, pela partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Caso vença o jogo, o Tricolor passa, pela primeira vez em 27 participações, às semifinais da competição nacional. O jogo de ida, na Arena Fonte Nova, terminou empatado em 0 a 0, com isso, qualquer triunfo leva o Esquadrão às semifinais. Um empate leva a decisão aos pênaltis.

Em cinco outras oportunidades, o Bahia ficou próximo das semifinais da Copa do Brasil. Em três dessas, o Tricolor foi eliminado pela equipe que seria a campeã: Grêmio em 1989, Flamengo em 1990 e Juventude em 1999.

A última vez que o Bahia chegou às quartas de final da Copa do Brasil foi em 2012, quando foi eliminado pelo Grêmio.

Para a partida decisiva desta quinta-feira, o Bahia tem o retorno do lateral-esquerdo Léo, que desfalcou o Tricolor no jogo de ida, por suspensão. Porém, o técnico Enderson Moreira não terá o lateral-esquerdo Paulinho e o atacante Clayton, contratados após o fim do prazo de inscrições para a competição.

Melhores campanhas do Bahia na Copa do Brasil

1989

O Bahia foi quadrifinalista da primeira edição da Copa do Brasil, em 1989, após eliminar Confiança-SE e Cruzeiro. Porém, a equipe tricolor acabou sendo eliminada pelo futuro campeão, o Grêmio, após perder os dois jogos, um por 2 a 0 e o outro por 1 a 0.

1990

Em 1990, o Bahia eliminou o Sergipe e o Botafogo para chegar às quartas da Copa do Brasil. O Tricolor foi novamente eliminado pela equipe que se sagraria campeã, naquele ano, o Flamengo. O Esquadrão empatou o jogo de ida em 1 a 1 e perdeu o jogo de volta por 1 a 0.

1999

O Bahia voltou a chegar às quartas da Copa do Brasil apenas em 1999. Após eliminar o Botafogo-SP, o Atlético-MG e o Coritiba, o Tricolor esbarrou no surpreendente time do Juventude, que acabou se sagrando campeão naquele ano. Após dois empates em 2 a 2, o time gaúcho eliminou o Bahia nos pênaltis. Um dos principais destaques do Juventude foi o goleiro Emerson, que se tornaria ídolo do Bahia nos anos seguintes.

2002

Na Copa do Brasil de 2002, o Bahia chegou às quartas após eliminar o Corintians-RN, o América-RN e a Portuguesa. O Tricolor acabou sendo eliminado pelo Atlético-MG. O clube mineiro venceu o jogo de ida, em Belo Horizonte, por 2 a 1. O Esquadrão venceu o jogo de volta por 4 a 3, mas acabou sendo eliminado pelos gols fora de casa.

2012

O Esquadrão chegou às quartas da Copa do Brasil pela última vez em 2012, após eliminar Auto Esporte, Remo e Portuguesa. O Tricolor foi eliminado após perder os dois jogos para o Grêmio.

Comentários
Carregando...